Por:

Rio é destaque internacional em premiações mundiais do turismo

Rio de Janeiro foi o único destino brasileiro a estar em dois rankings globais | Foto: Alexandre Macieira | Riotur

As belas e exuberantes paisagens da Floresta da Tijuca e de praias como Ipanema, Copacabana, Barra e Recreio; O Cristo Redentor, o Pão de Açucar, e inúmeros mirantes... São tantas belezas que até fica fácil entender porque o Rio de Janeiro entrou em 2025 bombando! A capital fluminense foi o único destino brasileiro a estar em dois rankings globais da Traveller's Choice 2025, realizado pelo Tripadvisor: "Melhores Destinos de Cultura" e "25º Aniversário do TripAdvisor".

Conforme levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo, o Rio de Janeiro aparece na 22ª posição da lista dos melhores destinos de cultura. "Com suas praias deslumbrantes e montanhas dramáticas, com samba e bossa nova como trilha sonora, é fácil se apaixonar pelo Rio de Janeiro", destacou o site ao fazer referência ao destino brasileiro.

As festas de Carnaval também foram lembradas como um marco da cultura carioca. "A celebração anual do Carnaval no Rio é uma festa exuberante, com uma extravagância de música, dança e fantasias", completou o site.

Ainda segundo o MTur, em comemoração ao 25º aniversário do Tripadvisor, o site reuniu os destinos favoritos dos viajantes ao longo dos 25 anos da plataforma. Mais uma vez, o Rio aparece entre os queridinhos dos turistas, ocupando a 18ª colocação no ranking.

Em outra premiação, desta vez da revista britânica especializada em turismo, Wanderlust, o Rio de Janeiro foi destacado como um dos destinos imperdíveis para 2025. Em sua lista "Good to Go", a publicação seleciona cada local com base em critérios que tornam a região, cidade ou país um destino memorável para visitar.

Turistas

Em 2024, o Rio recebeu mais de 1,513 milhão de turistas internacionais, um aumento de 26,8% em comparação com 2023. Os dados consolidados foram divulgados na última semana, pelo Ministério do Turismo, pela Embratur e pela Polícia Federal (PF). Somente em dezembro, 161.223 estrangeiros visitaram a Cidade Maravilhosa, número 24,3% superior ao registrado no mesmo mês de 2023.

Hostels premiados

Assim como nosso cinema, a hostelaria nacional também figura, há anos, na lista dos melhores do mundo na premiação promovida pela plataforma Hostelworld. O HOSCARs (Hostelworld Customer Annual Ratings, na sigla em inglês) chega à 23ª edição e listou dois hostels brasileiros, um deles do Rio, entre os 15 finalistas globais nas três categorias que destacam iniciativas de viagens responsáveis (Responsible Travel Awards). A votação popular está aberta até o dia 19 de janeiro.

Também segundo o portal do MTur, entre os indicados brasileiros estão o hostel JO&JOE Rio, no Rio de Janeiro, finalista na categoria The Eco-Warrior. Além do carioca, temos outro brasileiro: o Lagarto na Banana, em Pipa (RN), na categoria The Culture Champion. O resultado final, que também inclui os vencedores das categorias em que o protagonismo é das avaliações deixadas por mochileiros na plataforma, será divulgado no dia 31 de janeiro.

Os indicados

JO&JOE RIO - Localizado no icônico Largo do Boticário, ao lado da Floresta da Tijuca, o hostel transforma sustentabilidade em prática cotidiana. Livre de plásticos, utiliza materiais biodegradáveis e incentiva os hóspedes a devolverem copos ecológicos durante seus eventos culturais. Mais de 80% dos produtos de limpeza possuem certificação verde (ABNT), e a gestão de resíduos é feita por especialistas. Além disso, os hóspedes podem participar de limpezas de praia ou explorar a biodiversidade da floresta, integrando sua estadia à preservação do entorno.

LAGARTO NA BANANA - Em Pipa, o hostel é um espaço onde artistas, músicos e empreendedores locais compartilham suas habilidades e criam experiências autênticas para os viajantes. Com aulas de idiomas, um festival anual e parcerias com instituições locais, o local promove um intercâmbio cultural enriquecedor. As ações sociais incluem apoio a crianças em situação de vulnerabilidade, além de iniciativas que fortalecem a economia regional ao priorizar fornecedores locais, dos passeios de barco aos serviços de lavanderia.