Por:

'Viva a Melhor Idade' inicia programa com viagem a Campos do Jordão

Os passeios beneficiam cerca de dez mil participantes dos programas para a terceira idade | Foto: Geraldo Gonçalves/PMVR

Retornaram ontem (26) cerca de 130 idosos do programa "Viva a Melhor Idade", desenvolvido pela Prefeitura de Volta Redonda, sul do Estado do Rio de Janeiro, que viajaram para Campos do Jordão. Eles embarcaram na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, acompanhados dos professores da Academia da Vida Oscar Cardoso, que oferece cursos de extensão a idosos.

Entre os alunos mais animados estava Telma Brígida Lacerda Rodrigues, de 69 anos, moradora do Jardim Paraíba, que já viajou a Campos do Jordão em outras ocasiões, mas é a primeira vez que vai gratuitamente por meio da iniciativa da administração municipal. O programa beneficia idosos que participam das atividades e projetos da prefeitura voltados para a Melhor Idade.

- Primeiramente, eu ia com minha mãe, e depois fui participando das atividades da terceira idade até conseguir ir hoje. É uma maravilha, interação total. As professoras, a organização, a secretaria são ótimas. Coloquei até meu irmão na fila para fazer aulas na escola - conta Telma, empolgada.

Essa interação entre alunos e professores também foi destacada pelo instrutor de teatro da Academia da Vida, Hormínio Gama, que seguiu viagem junto com os alunos. "Eles estão muito ansiosos. Acordaram cedo e estão altamente felizes por fazerem essa viagem que o prefeito Neto realiza todos os anos. Nós, professores, estamos muito felizes por estarmos com eles; é mais uma oportunidade de confraternização", disse.

A diretora-adjunta da Academia da Vida, Maria Aparecida da Cruz Silva, agradeceu a oportunidade e comentou sobre a expectativa durante o embarque. "É muito grande, estão todos animados. Acho que eles querem muito passear - o que mais falam é da fábrica de chocolate", destacou a diretora, citando que participam do passeio alunos dos cursos oferecidos pela unidade: Mente Ativa, Informática, Arte, Inglês, Bem Viver, Exercício, Dança, Mundo Contemporâneo, Teatro, Estados do Brasil, Curiosidades Geográficas, Robótica, Oficina de Gerontologia, Português e Qualifica Biografia.

Passeios desde 2024

As viagens do programa "Viva a Melhor Idade" começaram no dia 30 de abril de 2024 e foram suspensas durante o período eleitoral, sendo retomadas em outubro do ano passado. Os passeios beneficiam cerca de dez mil participantes dos programas para a terceira idade realizados pela Prefeitura de Volta Redonda.

Retomado pela prefeitura em 2022, com viagens para Teresópolis (RJ), e em 2023 para Caxambu, em Minas Gerais, a iniciativa busca promover saúde para a terceira idade, sendo um bônus para quem pratica ativamente as atividades promovidas pela administração municipal.

- Além da diversão do passeio, essas viagens fazem com que nossa Melhor Idade participe mais das atividades de esporte e lazer e de convivência, proporcionando benefícios também para a saúde deles. Isso resulta em melhor qualidade de vida. Viva a Melhor Idade! - exaltou o prefeito Antonio Francisco Neto.

A programação
da viagem

Localizada na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão é chamada de "Suíça Brasileira" por possuir arquitetura baseada em construções europeias e clima mais frio que a média nacional. Além de conhecer a cidade, a Melhor Idade contará com todas as comodidades do Hotel Estoril, onde ficará hospedada.

Os idosos foram recebidos com almoço e, com a tarde livre, realizaram passeios a pé pela cidade para desfrutar das maravilhas de Campos do Jordão - em especial de Capivari, centro turístico do município, onde estão diversas lojas, cafeterias, chocolaterias e a famosa Baden Baden, fabricante de cerveja artesanal, além do Boulevard Geneve, uma viela coberta por guarda-chuvas e luzes.

Para encerrar o dia, os participantes participaram de um bingo, seguido de chá da tarde e um baile com música ao vivo e buffet de autosserviço.

Iniciativa inédita
no Brasil

A Academia da Vida Oscar Cardoso foi inaugurada em 2004, ao final do segundo mandato de Antonio Francisco Neto como prefeito de Volta Redonda. A iniciativa, inédita no Brasil, tem proposta pedagógica que visa reforçar a linha de cuidado, atenção e promoção de envelhecimento saudável, com ações específicas voltadas à valorização da pessoa idosa.

O presidente da Fevre, Caio Pinheiro Teixeira, afirma que o processo de aprendizagem é contínuo, independentemente da idade.

"O processo de ensino-aprendizagem amplia a capacidade cognitiva, estimula a criatividade, aumenta a autoestima e minimiza as chances de desenvolver problemas relacionados à ansiedade, depressão e outras doenças pelos idosos. A proposta pedagógica da unidade educacional é desenvolvida para oportunizar aos idosos uma razão, um sentido para ser feliz", falou Caio.