Por:

'Delícias do Vale' aquece interior do Rio

A prefeita Katia Miki ao lado da organizadora do evento, Maria Inês, o vice-presidente da TurisRio, Marco Paes, o assessor Especial da SeturRJ, Wanderson Farias, e o secretário municipal de Turismo, Tadeu Oliveira | Foto: Divulgação/PBP

Ipiabas será, mais uma vez, palco de um dos festivais mais comentados no Sul Fluminense na atualidade, o "Delícias do Vale". O Festival acontecerá entre 13 e 22 de junho na região, sendo que, dos dias 13 a 15 do mesmo mês, Ipiabas irá sediar a abertura regional do evento com uma celebração festiva. A iniciativa irá contemplar os restaurantes de toda a região, que criarão pratos únicos para participar do festival.

A inclusão do distrito de Barra do Piraí no circuito deste importante festival que percorre o interior do Estado do Rio de Janeiro, aconteceu na última terça-feira (25) em um encontro entre a prefeita Katia Miki e o secretário municipal de Turismo, Tadeu Oliveira, com o vice-presidente da TurisRio, Marco Paes, o assessor Especial da SeturRJ, Wanderson Farias, e a organizadora do evento, Maria Inês, realizado na sede da Secretaria Estadual de Turismo.

O festival contará com muitas atrações para alavancar o turismo no interior, fortalecendo os produtores de café, cachaça e queijo artesanal que fazem parte do Vale do Café.

"O Delícias do Vale busca valorizar, principalmente, produtos e pratos da nossa região. Dessa forma, na época do evento, todos os restaurantes, bares, hotéis e fazendas criam pratos específicos para o Delícias e participam de forma virtual. Com isso a gente amplia geograficamente os participantes da festa e quem ganha são os turistas e admiradores da boa gastronomia", disse o assessor especial da Setur, Wanderson Farias.

A festividade, que já está em sua 4ª edição, passou por cidades vizinhas, e neste ano chega com força total à Barra do Piraí. Uma das principais características do festival é que, além de acontecer como evento presencial, ele também ocorre de forma virtual como forma de alcançar um público maior.

Para a prefeita Katia Miki, que vem investindo no turismo desde o início de seu mandato em janeiro, o tom de agradecimento é a palavra do momento.

"Saio da reunião ainda mais agradecida do que cheguei. Não canso de agradecer o apoio da Setur, na pessoa do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, do Wanderson e toda a equipe do turismo. Será mais uma importante e bonita festa em Ipiabas. Vamos receber os turistas com muito carinho", declarou Katia.

Tadeu Oliveira também evidenciou a grandeza desse festival, apontou para os benefícios que ele trará ao município.

"O Festival Delícias do Vale promove a qualidade da gastronomia da região do Vale do Café, e este ano terá seu principal evento realizado em Barra do Piraí, no distrito turístico de Ipiabas. Além da amplitude da parte festiva do evento que acontece no mês de junho, será intensificada a parceria com os produtores rurais da região para utilização de insumos produzidos localmente", ressaltou o secretário de Turismo e Cultura de Barra do Piraí.

Música é outra atração

O Circuito Sesc Jazz & Blues também foi confirmado no calendário de eventos turísticos e culturais da cidade neste ano. A realização é do Serviço Social do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Sesc-RJ), e tem apoio da Prefeitura de Barra do Piraí, do Sicomércio do município e do Fecomércio-RJ.

O Sesc Jazz & Blues retorna ao município, mais precisamente no distrito de Ipiabas, nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho. A produção do evento ficará por conta da "Azul Produções".

Essa nova edição do Ipiabas Sesc Jazz & Blues Festival foi confirmada na semana passada, em uma reunião na sede do Fecomércio-RJ, onde estiveram presentes o gerente de marketing do Sesc, Rogério Rezende, o secretário de Turismo e Cultura de Barra do Piraí, Tadeu Oliveira; o presidente do Sicomércio de Barra do Piraí, Jorge Aiex; os assessores da presidência da Fecomércio, Rafael Cantini e Otávio Barreto; o diretor de Turismo de Barra do Piraí, Sérgio Nóbrega; a assessora de comunicação do Sesc, Bianca Ribeiro; e os produtores da Azul Produções, Stênio Mattos e Paulo Moreira.

Tadeu Oliveira comentou sobre a relevância da nova edição do circuito para o turismo e a cultura de Barra do Piraí e em especial do distrito de Ipiabas, dizendo ainda que, em breve, serão anunciadas as atrações nacionais e internacionais que irão abrilhantar o evento.

"O festival de jazz e blues fortalece a posição da cidade como polo cultural e turístico, e contribui para o aquecimento do turismo e consequentemente da economia local. E este ano podemos adiantar que teremos artistas nacionais e internacionais que trarão muita energia e vibração para o público, a começar pela icônica banda Black Rio, símbolo da efervescência cultural dos anos 70 que impulsionou movimentos como o do soul e do samba-funk no Brasil", apontou o secretário de Turismo e Cultura de Barra do Piraí.

A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, agradeceu as parcerias envolvidas nas atividades do turismo e cultura do município e confirmou sua presença no Ipiabas Sesc Jazz & Blues Festival.

"O Sesc, o Sicomércio de Barra do Piraí, o Fecomércio e muitos outros parceiros, têm sido grandes apoiadores do turismo e cultura do nosso município. Eu sou muito grata por estar recebendo tanta ajuda, neste momento tão difícil que o nosso município enfrenta. Tenho certeza que o Ipiabas Sesc Jazz & Blues Festival será um evento magnífico. Estarei lá e espero a presença do nosso hospitaleiro povo barrense", destacou Kátia Mili.