Copa Gigantes da Rede tem 73 equipes confirmadas

Torneio contará com quase 1,2 mil atletas e acontece em parceria com o Correio Sul Fluminense, do Grupo Correio da Manhã

Por

Divulgação
Jogadores da equipe de vôlei masculino de Três Rios entram na disputa em Vassouras neste final de semana

Por Thomás de Paula

O município de Vassouras irá receber nos dias 22 e 23 de março, a 4ª edição da Copa Gigantes da Rede, maior competição de vôlei da região Sul Fluminense. Esta edição do torneio está com cerca de 1.140 atletas, 73 equipes confirmadas de 21 cidades e irá contar com cinco categorias: Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Infanto e Adulto. O evento será feito em parceira com o Correio Sul Fluminense.

Em relação ao formato de disputa, as equipes serão divididas em diferentes grupos na fase classificatória, com as melhores equipes se classificando para disputar a fase eliminatória. As partidas serão realizadas na Arena Sombrão, no Vassouras Country Club e no ginário do Colégio Santos Anjos, no centro da cidade de Vassouras.

A competição é realizada em conjunto com o Instituto Atlético Real e a Universidade de Vassouras. Segundo o organizador da competição e presidente do Instituto Atlético Real, Eduardo Fernandes, o objetivo é oferecer uma competição abrangente, proporcionando oportunidades para atletas de diferentes idades e níveis técnicos, e conseguir incentivar o desenvolvimento do voleibol desde a base até o alto rendimento, fortalecendo a modalidade na região.

Para Eduardo, a iniciativa reforçou ainda mais o vôlei na região Sul Fluminense, oferecendo oportunidades para as equipes locais competirem em alto nível, fomentando o esporte local e contribuindo para revelar novos talentos na região, exportando atletas para clubes do Rio de Janeiro e São Paulo.

-É uma sensação muito gratificante ver esse projeto se tornando realidade. Nosso objetivo sempre foi oferecer uma competição organizada, com estrutura de qualidade para os atletas, e agora estamos conseguindo proporcionar isso. Sabemos que ainda há muito a evoluir, mas ver as equipes competindo em um ambiente adequado e com condições melhores nos motiva a continuar trabalhando - acrescentou Eduardo.

Eduardo também acredita que o crescimento da competição será importante para aumentar o desempenho de cada atleta: "Temos experiência na gestão de equipes de alto nível, como na Superliga, e sabemos que quanto melhor a estrutura, melhor será o desempenho dos atletas. Por isso, estamos focados em crescer de forma sustentável, sempre buscando melhorias e trazendo mais equipes para fortalecer o voleibol na nossa região", concluiu.

A competição irá contar com troféus e medalhas para as equipes que conquistarem o pódio, assim como premiações individuais para os melhores ao longo da competição, premiando destaques como o melhor ponteiro, central, oposto, líbero e levantador, assim como o melhor jogador e melhor treinador da competição.

Na edição anterior, Henrique de Campos foi eleito o melhor levantador da competição aos 17 anos, Henrique disputou a Copa Gigantes da Rede pela equipe Montanha, da cidade de Resende, campeã em 2024 na categoria adulto masculino, e o atleta falou um pouco sobre sua conquista: "A sensação é maravilhosa, pois tinha vários outros atletas de alto nível competindo comigo. Estava muito ansioso, mas quando saiu o resultado no microfone e escutei meu nome, foi muito gratificante", disse o levantador, que acrescentou: "Eu avaliei a minha atuação como uma grande evolução, pois com 17 anos estar jogando contra times adultos requer muito mais concentração e cobrança. E por ser minha primeira vez em um campeonato adulto, acho que me saí bem", disse Henrique.

O levantador também está se preparando para esta edição da Copa Gigantes da Rede: "Vou disputar novamente esse ano. Minha preparação para o campeonato tem sido com muitos treinos, com muita dedicação e persistência. Minha meta para 2025 é me manter campeão do torneio, e conquistar o 2º título de melhor levantador", disse o atleta.