Por:

Parque Nacional do Itatiaia divulga pinturas rupestres

Imagens inéditas de pinturas rupestres foram divulgadas logo no início da manhã desta quarta-feira (02) pela direção do Parque Nacional do Itatiaia. A divulgação foi feita pela rede social oficial do parque e detalhou como ocorreu a descoberta feita pelo colaborador da concessionária Parquetur, Andres Conquista. As imagens estão no Sítio Agulhas Negras, a 2.350 metros de altitude, em Resende, sul do Estado do Rio.

- Estava fotografando os lírios e escalando uma pedra durante meu horário de almoço. Ao subir em outra rocha e descer pelo lado oposto, vi as pinturas na superfície - contou. As imagens apresentam formas geométricas e representações de animais, combinando tons de vermelho e amarelo alaranjado. Detalhe: são as primeiras descobertas em todo o Estado do Rio.

O arqueólogo Carlos Gabriel disse que os traços das pinturas guardam semelhança com a Tradição São Francisco, que tem registros no médio e baixo curso do Rio São Francisco, entre Minas Gerais e Bahia. "Caso essa relação se confirme, as pinturas de Itatiaia representarão a manifestação mais ao sul dessa tradição no Brasil", explicou o arqueólogo.

Os registros foram localizados no Sítio Agulhas Negras ainda em 2023, mas só foram divulgados pela direção do parque nesta quarta-feira (02). O local foi isolado e está sendo monitoramento para preservar os achados, enquanto especialistas analisam sua origem e idade. Não será permitido a visitação ao sítio arqueológico, segundo informações da direção do parque. "Vamos esperar o avanço dos estudos para podermos avaliar em conjunto com os pesquisadores a melhor estratégia para a visitação no futuro", afirmou Felipe Mendonça, gestor do PNI.

Em abril de 2024, equipes do Iphan, UERJ e Museu Nacional/UFRJ realizaram as primeiras inspeções. A pesquisa, autorizada pelo Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBIO), busca identificar e preservar os sítios arqueológicos do parque, situado entre os municípios de Resende e Itatiaia.

Prefeito comemora descoberta

O prefeito de Resende, Tande Vieira, do PP, festejou a descoberta: "A gente comemora muito essa descoberta, e vamos trabalhar para que a área seja protegida e para que a população de Resende se conscientize da importante histórica dessa descoberta", disse Tande, e continuou:

- Parabenizamos aos pesquisadores envolvidos, o ICMBio, o Parque Nacional e todos os profissionais comprometidos com a preservação desse patrimônio. Nosso papel agora é proteger e valorizar esse legado. Vamos em frente - disse Tande, por meio de redes sociais.

Pré-histórica

A pintura rupestre é uma forma de arte pré-histórica que consiste em gravuras e pinturas feitas em rochas, paredes de cavernas e abrigos. São as representações artísticas mais antigas conhecidas, datando do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.).

O Brasil abriga um dos maiores acervos de arte rupestre em todo o mundo. Alguns dos sítios mais famosos estão localizados em regiões como: Cariris Velhos (Paraíba); Lagoa Santa (Minas Gerais); Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (Piauí).

Encravado na Serra da Mantiqueira

Criado em 1937, o Parque Nacional do Itatiaia é considerado o 1º Parque Nacional do Brasil. Localizado na Serra da Mantiqueira, o local contempla os municípios de Itatiaia e Resende, no Estado do Rio de Janeiro, além de Bocaina de Minas e Itamonte, no Estado de Minas Gerais.

Em seu ponto culminante, conhecido como Pico das Agulhas Negras, a área apresenta uma altitude que varia entre 600 e 2.791 metros, com um relevo formado por montanhas e diversas elevações rochosas. Já na região do Planalto do Itatiaia, ou Parte Alta, é possível encontrar campos de grande altitude, além dos vales suspensos, local onde nascem diversos rios.

Ao todo, o Parque Nacional possui nascentes de 12 bacias hidrográficas regionais importantes, responsáveis por drenar a água para duas bacias: a do rio Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro; e a do rio Grande, afluente do rio Paraná.

Por fim, na Parte Baixa, é possível visualizar uma vegetação impressionante, composta por cursos d'água e uma série de espaços próprios para que os visitantes possam se refrescar. Para facilitar o acesso ao público, o local ainda possui entrada a partir da Rodovia Presidente Dutra (BR 116), recebendo um grande fluxo de turistas e concentrando a maior parte de sua estrutura.

*Com informações do site do

Parque Nacional do Itatiaia