Por:

A passagem 'surpresa' de Viola Davis pelo Rio de Janeiro

Por Pedro Sobreiro

Existem pessoas que são capazes de parar o trânsito em qualquer lugar do mundo, e Viola Davis certamente é uma delas. Ainda assim, a terceira mulher negra da história a conquistar o EGOT (título dado a ganhadoras de Emmy, Grammy, Oscar e Tony) chegou completamente de surpresa à Cidade Maravilhosa na última sexta-feira (4) e visitou o Parque Bondinho para promover o novo lançamento do Amazon MGM Studios, o thriller 'G20', que estreia no Amazon Prime Video nesta quinta-feira (10).

A ação da gigante do entretenimento mundial marca um momento de retomada muito importante do Rio de Janeiro como palco de grandes lançamentos. O processo começou há cerca de três anos, com a cidade voltando a ser escolhida pelos grandes estúdios como palco de promoções internacionais. O retorno acaba sendo espetacular para as marcas, mas também para o próprio Rio, que vê seus cartões-postais sendo associados à realeza do entretenimento para todo o mundo. É uma estratégia muito bem-vinda para fomentar o turismo.

O evento teve início para os convidados às 18h30. Porém, a atriz chegou ao Morro da Urca próximo das 18h. Ela veio acompanhada do marido e produtor Julius Tennon, e da diretora do filme, Patricia Riggen. Elas vieram em um helicóptero personalizado e surpreenderam o público que estava passeando pelo cartão-postal.

Muito simpática e disposta, ela conversou com a imprensa que estava no local e posou para fotos, deixando o lounge preparado pelo Prime Video para dar início a uma social para recepção dos convidados.

Neste momento, começou a chover um pouco. A partir das 20h, o público foi convidado a entrar no anfiteatro do Morro da Urca, onde montaram uma sala de cinema, com kits personalizados de pipocas e refrigerantes, para a exibição do filme.

Com a presença de celebridades como a cantora Anitta, o casal Taís Araújo e Lázaro Ramos e a atriz Dira Paes, além de uma porção de influenciadores digitais, o anfiteatro recebeu o trio do filme sob fortes aplausos.

- [O evento foi] Muito bem organizado, realizado num dos pontos turísticos mais famosos do mundo. O Prime Video transformou o evento de um dos seus principais lançamentos do ano em uma experiência inesquecível - disse Raphael Camacho, influenciador digital e fundador do site Guia do Cinéfilo.

Com bastante orgulho da produção, Viola Davis falou sobre seu método de preparo para protagonizar o longa.

- Depois de 'A Mulher Rei', eu nunca mais deixei de treinar. Estou sempre me preparando fisicamente o tempo todo. Eu não imponho limites a mim, então fazer essas cenas de ação não me intimidou. Eu sabia, sabia, sabia que podia fazer essas cenas. A parte mais difícil é convencer o público de que eu sou capaz de fazer. Convencê-los de que uma mulher de cor pode ser o ponto central de um filme de ação dirigido por outra mulher de cor. Um filme que pode representar o mundo em si - explicou a atriz.

Ao lado da amada, Julius Tennon, que também tem um papel no longa, comentou sobre como foi trabalhar com a esposa.

- É incrível trabalhar com a Viola, porque é uma atriz muito generosa. E quando você é um ator, sempre quer trabalhar com atrizes incríveis que gostem de compartilhar o talento em cena. E é maravilhoso trabalhar com ela. E formamos uma grande e bela família - disse Tennon.

Parte importante do filme está na direção de Patricia Riggen, que tem origem mexicana. A diretora comentou sobre como foi receber o convite para comandar esse blockbuster e como foi trabalhar com Viola Davis.

- Bom, eu sou mulher. E mulheres não costumam fazer filmes de ação. Eu sou uma mulher do México, e também não costumamos ter muitas oportunidades de fazer filmes de ação com esse orçamento por lá. Então, tenho que agradecer a esta digníssima aqui do lado [Viola Davis] por me contratar para fazer esse filme. Ela acreditou em mim e agradeço por isso todos os dias. Eu queria fazer um filme que tivesse a ação que também agradasse ao público masculino, mas que fosse legal para as mulheres, trazendo elementos que são importantes para nós, como uma boa história, sentimentos humanos, risadas... Eu espero que vocês gostem - disse Patricia, que também ressaltou sua 'missão' no filme.

- É fantástico ter essa oportunidade [de dirigir um filme de ação], porque eu acredito que filmes são capazes de mudar culturas. Então, se você colocar uma mulher na cadeira de direção, você passa a normalizar isso. Se você coloca uma mulher lutando e arrasando com os inimigos em cena, você normaliza ter mulheres como heroínas. Então, minha primeira missão era fazer um filme superdivertido para todos, mas também, inconscientemente, mostrar mulheres no poder, como é a Viola - concluiu a diretora.

Mas o grande momento da noite, que levou o público ao delírio, foi quando Viola Davis disse sentir-se em casa no Brasil e explicou o motivo de amar tanto o país.

- Eu acho que os brasileiros me dão todo esse amor porque eles me compreendem. Eles me enxergam, veem meu talento, meu coração, minha negritude, meu valor como mulher… Eu me sinto em casa no Brasil. Sabe quando você está com sua família e não precisa ficar se justificando o tempo todo? É assim que eu me sinto no Brasil, como em família. Eu te amo, Brasil! - afirmou Viola Davis, deixando os fãs emocionados.

Na trama, Viola Davis interpreta Danielle Sutton, uma ex-militar que assume a presidência dos EUA. Diante dos diversos desafios do cargo, ela participa de uma reunião do G20 na África do Sul. Porém, o que ninguém esperava, era que o evento seria arruinado por um cryptoterrorista que sequestra os líderes das principais economias do mundo. Sem ter como chamar ajuda, Danielle se reúne com sua guarda particular para tentar impedir uma tragédia ainda maior.

O longa também conta com o astro de 'The Boys', Antony Starr, que dá vida ao vilão.

No fim das contas, o evento marcou mais um belo capítulo na centenária tradição carioca de receber as maiores celebridades do mundo, impressionando-os com suas belezas naturais e calor do povo. Por isso que a Cidade Maravilhosa segue de braços abertos.