Estudantes da Estácio de Sá poderão estagiar em diferentes áreas na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), situada em Resende, sul do Estado do Rio de Janeiro. Os estágios poderão ser feitos graças a um convênio firmado entre a faculdade e a academia, no mês passado.
Na ocasião da assinatura do acordo, estiveram presentes o comandante da Aman, General Vinicius, o Assessor de Gestão do Conhecimento e Inovação da Aman, Coronel Messias, o Diretor da Estácio de Sá, Arthur Gonçalves Rosas, além de coordenadores e supervisores do Estágio na Aman, compostos por militares do Corpo de Cadetes, Base Administrativa, Comissão Especial de Obras, Departamento de Tecnologia da Informação e Hospital Veterinário.
A primeira fase do convênio com a UNESA irá perdurar por cinco anos. "Este momento é um marco para a Universidade Estácio de Sá. Acreditamos muito neste acordo, e trabalharemos com afinco para agregarmos conhecimento aos nossos alunos", agradeceu Arthur.
Trata-se de uma oportunidade inédita, que visa aproximar a Aman da sociedade, além de possibilitar aos estudantes das Instituições de Ensino Superior, Extensão e Pesquisa (IESEP) um maior entendimento da profissão em suas várias vertentes técnicas.
-Para nós, é um acordo que propicia um ganho mútuo. Os alunos que vierem até à Aman estagiar em uma estrutura tão robusta que é a nossa instituição, serão muito beneficiados, tendo em vista de que poderão aqui exercitar e vivenciar a prática da sua futura profissão - salientou o Comandante da Academia, General Vinicius.
Outra instituição
A próxima instituição a firmar acordo será a Associação Educacional Dom Bosco, a partir do mês de abril. Com os dois convênios, os estudantes a serem contemplados serão de Administração, Arquitetura, Engenharia Civil, Educação Física, Veterinária e Tecnologia da In formação.
O estágio não será remunerado e vigorarà de acordo com a Lei 1.788, de 25 setembro de 2008, respeitando a carga horária necessária em cada curso. O número de vagas dependerá das demandas de cada setor, mas estima-se que em cada seção, tenha-se de um a cinco estagiários.
-Será uma oportunidade ímpar para a AMAN ampliar seu ganho técnico e estar em consonância com as inovações tecnológicas empregadas nas diversas IESEP da região Sul Fluminense. Além, é claro, dos universitários compreenderem a sistemática de uma instituição de ensino superior pública, que há mais de dois séculos tem entregado ao país Oficiais Combatentes de Carreira -destacou o Coronel Messias, Assessor de Gestão do Conhecimento e Inovação da Aman.
Oficiais de carreira
do Exército
A Academia Militar das Agulhas Negras é a instituição de ensino superior responsável pela formação dos oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro.
Sua história tem início em 1810, com a criação da Academia Real Militar pelo Príncipe Regente D. João, sendo, inicialmente, instalada na Casa do Trem, no Rio de Janeiro, hoje Museu Histórico Nacional.
Ao longo dos seus mais de duzentos anos de existência, a Academia Militar ocupou seis sedes. A partir de 1812, ela passou pelo Largo de São Francisco, pela Praia Vermelha, por Porto Alegre e pelo Realengo, até que, em 1944, ela chegou à Resende. Em 23 de abril de 1951, recebeu sua atual denominação: Academia Militar das Agulhas Negras.
Manobras da Academia
De 8 a 10 de abril a Aman vai realiza uma manobra militar do Exército Brasileiro no município de Quatis, nas localidades do bairro Água Espalhada; no loteamento São José II e na estrada 'Quatis x Floriano', próximo ao Hotel Fazenda Lagos do Vale.
A ação contará com 360 cadetes, veículos blindados, helicópteros e simulações com tiros de festim. A Prefeitura de Quatis orienta a população para que fique atenta às movimentações de militares nas áreas de realização da manobra.
Em nota, a prefeitura informou ainda que, nesta semana, de 30 de março a 2 de abril, a Aman já estava realizando uma manobra na cidade, porém não foi divulgada previamente devido a falta de notificação da Academia à prefeitura.