Por Sônia Paes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou a terça-feira (15) maratonando municípios do sul no Estado do Rio. Na segunda-feira (14), esteve no norte fluminense, onde inaugurou o novo campus da Universidade Federal Fluminense (UFF). A primeira parada de Lula no Médio Paraíba foi na Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra, na altura de Paracambi, sentido São Paulo.
A intenção foi conferir as obras de duplicação da pista, executadas pela CCR RioSP, iniciada em abril de 2024. Faltando pouco para completar um ano de trabalho, 25% saiu do papel. concluída. O projeto soma investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão, por meio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com a emissão de debêntures incentivadas.
-Não haverá possibilidade desse país ser competitivo do ponto de vista internacional, nem na qualidade, nem na quantidade, se a gente não tiver capacidade de facilitar o escoamento da nossa produção - afirmou Lula, em Paracambi.
O presidente estava acompanhado de uma comitiva do governo federal, incluindo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e atraiu uma verdadeira multidão de políticos de peso toda a região, de olho na obtenção de recursos para os municípios que comandam ou têm base eleitoral.
Diante de uma plateia das mais diversas esferas, Haddad disse que a obra na Via Dutra é uma engenharia financeira que tem reflexos positivos na economia.
-Tem muita gente envolvida nisso, gerando emprego, gerando produtividade para a nossa economia, barateando as nossas exportações, barateando os produtos no mercado interno, que vão ter uma infraestrutura mais adequada e mais barata para fazer o produto chegar ao consumidor. Então, é isso que o presidente Lula salienta que é fazer a roda da economia girar - disse.
Lula e Pezão, aliados antigos
O presidente deu um jeito de arrumar um espaço na agenda para se encontrar com o prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão, ex-governador do Estado do Rio. Ele ofereceu um almoço a Lula, em sua casa, anfitrionado pela primeira-dama de Piraí, Maria Lúcia, e que contou com a participação de ministros de Estado, deputados federais e estaduais, prefeitos de todo o Estado do Rio, vereadores e secretários municipais de Piraí.
No encontro, em Piraí, o presidente e o prefeito conversaram sobre o programa "Minha Casa Minha Vida", solicitado por Pezão, ainda no ano passado, durante uma visita a Brasília. As residências serão direcionadas às famílias que perderam as casas justamente por causa das obras da Serra das Araras.
Pezão, conhecido por ser um político 'Pidão", reforçou o pedido para o município abrigar uma unidade do Instituto Federal, com a finalidade de oferecer cursos para os jovens da pequena Piraí. "Aproveitamos esse momento importante para reforçar demandas que vão transformar a vida de muitas famílias de Piraí!, disse Pezão.
Autoridades e comitiva de Lula
Uma extensa lista de autoridades acompanharam Lula. Entre elas, Aloízio Mercadante, presidente do BNDES; Tiago Portela, Presidente da Casa da Moeda; os ministros Renan Filho, de Transportes; Rui Costa, da Casa Civil; Fernando Haddad, da Fazenda; Luiz Marinho, do Trabalho.
Da Câmara Federal: Júlio Lopes, Lindbergh Farias, Benedita da Silva, Áureo Ribeiro e Bandeira de Mello. Thiago Pampolha recebeu a comitiva como governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro. Estavam presentes ainda Rafael Barreto Almada, Reitor do IFRJ; Alessandra Ciambarella Paulon - Pró-Reitora do IFRJ.
Prefeitos que participaram do evento
? Andrezinho Ceciliano - Paracambi
? Antônio Francisco Neto (Neto) - Volta Redonda
? José Carlos Porto Neto (Zezé Porto) - Paraty
? Tande Vieira - Resende
? Kátia Miki - Barra do Piraí
? Jorge Henrique - Mendes
? Luciano Muniz - Pinheiral
? Júlio César de Souza (Júlio Canelinha) - Paraíba do Sul
? Babton Biondi - Rio Claro
? Luiz Furlani - Barra Mansa
? Aluísio D'Elias - Quatis
? Rodrigo Neves - Niterói
? Afonso Monerat - Bom Jardim
? José Manuel Rodrigues - Paulo de Frontin
*Com informações da Agência Brasil e da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Piraí