Por: Redação

Inglês no ENEM: bom desempenho requer domínio da língua para boa interpretação de texto

Professor deu dicas | Foto: Divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma etapa crucial na vida de estudantes brasileiros que buscam ingressar em universidades e instituições de ensino superior. A prova de inglês do Enem é uma das áreas de conhecimento avaliadas e, ao contrário do que muitos pensam, não requer uma preparação específica, mas um conhecimento mais globalizado da língua. 

A aplicação do inglês no Enem é utilizada de acordo com o modelo de interpretação de texto. As cinco questões dessa matéria são fundamentais para o desempenho do aluno na área de linguagens, que é feita no primeiro dia de prova do vestibular. Segundo Vergílio Melo, professor da Transfer English, a língua inglesa tem estado cada vez mais próxima da realidade brasileira nos últimos ano e, por isso, a cobrança no Enem do tema tem se ampliado a cada ano.

“Antes, o reconhecimento de alguns vocábulos específicos e estruturas gramaticais eram testados através de perguntas descontextualizadas, o que não garantia avaliar a proficiência do aluno nessa língua. Atualmente, os exames estão mais atentos a essas questões e se utilizam de textos completos que servem de base para perguntas que avaliam a extensão lexical (vocabulário), estrutural (gramática) e discursiva (língua em contexto)”, conta Vergílio.

O professor indica táticas simples para melhorar a interpretação dos conteúdos textuais da prova. Vergílio sugere ler as opções de múltiplas escolha antes de ler o texto na totalidade de modo a promover uma leitura mais direcionada e poupar tempo. A realização de questões das edições anteriores já é meio caminho andado para um entendimento melhor do estilo de questão e do que costuma ser cobrado em todos os anos.

“O vestibulando deve também se atentar principalmente ao título para captar a intencionalidade do texto. Os temas recorrentes das questões de inglês costumam variar entre Meio Ambiente & Sustentabilidade, Cultura, Ciência & Tecnologia e Globalização. Dessa maneira, é fundamental uma compreensão geral desses temas para um bom desempenho na prova”, afirma o professor da Transfer English.

A seção de língua estrangeira é a que inicia a prova do Enem. As cinco primeiras questões, que podem ser de inglês ou espanhol, são o primeiro contato do aluno com a prova que ainda contém uma redação de 30 linhas para ser elaborada. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a média de acerto em inglês é de 45%, enquanto em espanhol esse número cai para 34%.

Além da parte da parte conteudista do tema, Vergílio listou algumas dicas gerais de preparação física e psicológica para o momento da prova. Estar com um bom condicionamento físico e com a mente devidamente relaxada ampliar a capacidade de raciocínio, o que reflete diretamente no resultado da avaliação. O professor de inglês recomenda:

• Mantenham um bom nível de hidratação e alimentação: Beba água regularmente e tenha lanches saudáveis por perto para manter seu nível de energia e foco.

• Pratique técnicas de relaxamento: Aprenda técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, para acalmar a mente antes e durante o exame.

• Durma o suficiente: Ter uma boa noite de sono é crucial para o desempenho cognitivo. Certifique-se de dormir bem na noite anterior ao exame.

• Mantenha uma atitude positiva: Mantenha pensamentos positivos e evite a autocrítica excessiva. Acredite em si mesmo e em suas habilidades.

• Visualize o sucesso: Antes do exame, visualize-se indo bem. Isso pode aumentar sua confiança e ajudar a reduzir a ansiedade.

• Chegue cedo ao local do exame: Evite a pressa e o estresse de chegar atrasado. Chegar cedo permite que você se acalme e se familiarize com o ambiente.

• Leia as instruções com cuidado: Antes de começar o exame, leia as instruções com atenção para evitar erros bobos.

• Gerencie seu tempo: Divida o tempo disponível de forma equitativa entre as diferentes partes do exame. Não gaste muito tempo em uma única pergunta.

• Lembre-se de respirar: Durante o exame, se sentir ansiedade, faça pausas curtas para respirar fundo e se acalmar.

• Não fique preso em uma pergunta difícil: Se encontrar uma pergunta difícil, pule-a e retorne a ela mais tarde. Focar em outras questões pode liberar sua mente.

• Revise suas respostas: Se o tempo permitir, revise suas respostas antes de entregar o exame para evitar erros de distração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.