A segunda prova do Enem será realizada no dia 12 de novembro. A data é vista como definitiva para inúmeros vestibulandos que sonham com uma vaga na universidade em 2024. Com a aproximação do dia e a pressão da rotina pesada de estudos, muitos estudantes podem deixar que a ansiedade cause desatenção. Para reduzir e prevenir esse obstáculo, é necessário dedicar um tempo para o descanso, e, dessa forma, atingir um maior nível de tranquilidade na hora da prova do domingo.
Nos dias que antecedem a prova, é importante trabalhar para manter o equilíbrio emocional. Controlar o nervosismo através de hobbies descontraídos e momentos de lazer já é um adianto para uma melhor performance. É importante lembrar que o preparo ocorreu ao longo de todo ano, e não apenas duas semanas antes; que o aprendizado está absorvido, e que agora, é o momento apenas de colocá-lo em prática.
“O Enem é uma prova longa, testa o conhecimento e a resistência dos alunos. Por isso, um dia antes da prova, o aluno não deve usar o tempo livre para estudar, já que isso não vai fazer diferença. Todo o volume de conteúdo já foi absorvido e trabalhado durante as horas de estudo do restante do ano. O importante agora é relaxar, descansar, reduzir a apreensão e confiar no próprio potencial no domingo”, conta o professor do Colégio pH e autor de língua portuguesa do Sistema pH, Thiago Braga.
Trabalhar a respiração e o descanso corporal são alguns dos elementos que contribuem para um bom desempenho. A prática de meditações, alongamentos muscular e respiração controlada podem ser aplicadas de maneira a controlar o psicológico. Boas noites de sono e uma boa alimentação também são altamente recomendadas por especialistas.
Conheça algumas dicas do professor Braga para relaxar antes do Enem:
1. Na semana da prova, é muito importante descansar, o descanso também é parte do preparo. Tirar um tempo para relaxar não pode tirar confiança o aluno. Toda a preparação é muito longa, a prova do ENEM exige um aluno pleno. A redução das horas de estudo na última semana é muito necessária. O importante é só ir às aulas e conseguir ter horas livres para cabeça ficar tranquila relaxada e pronta para o exame no domingo.
2. É um excelente momento para encontrar os amigos e fazer alguma atividade que não seja cansativa. Conversar, jogar algum jogo, assistir a algum filme. Atividades que sejam tranquilas e que não gerem nenhum tipo de estresse. É um momento bom, inclusive, para falar um pouquinho sobre a prova com os amigos, mas dentro de uma perspectiva descontraída para que o processo de relaxamento ocorra.
3. Na véspera da prova é muito importante comer comidas leves. Recomendo ver filmes e séries – filmes dublados de preferência –, porque a prova já exige uma leitura muito longa e densa. Por isso, é bom estar com a vista descansada e evitar telas muito próximas como a do telefone e do tablet. Lembre-se, quando o nadador Olímpico vai disputar uma prova, ele depila os pelos do corpo todo para ganhar alguns milésimos de segundo, e esses milésimos de segundo podem fazer a diferença entre vencer e bater um recorde mundial.
4. Bateu nervosismo. De dez entre dez psicólogos vão dizer para controlar a respiração, porque você vai focar na atividade respiratória e o seu cérebro vai desfocar daquilo que está gerando estresse. Essa dica também serve para o nervosismo que bate no dia anterior, na semana da prova e no momento da prova. Inspire e expire em intervalos contando até 10 e foca nessa ação. O corpo certamente vai identificar que está no processo de relaxamento e o nervosismo vai diminuir.
5. Existem alguns alimentos que podem ser evitados para não ter reações corporais negativas no dia de prova, como o café, alimentos com muito açúcar e com muita gordura. Eles podem sutilmente gerar uma reação no corpo que potencialize o nervosismo, gerando algum desconforto. O ideal é comer frutas e coisas saudáveis. Não é necessário fazer nada radicalmente diferente da alimentação do dia a dia, somente buscar uma alimentação um pouquinho mais leve.