Por: Redação

IBS marca presença no Rio2C 2024 com lançamento do jogo PIC$ BIO

A proposta do IBS é de instrumentalizar jogos como forma de educar financeiramente | Foto: Reprodução

Instituto Brasil Solidário é um dos convidados do principal encontro de criatividade da América Latina, marcado para 4 a 9/6, no Rio de Janeiro. Na semana que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, o IBS apresenta seu mais recente lançamento: o PIC$ BIO, jogo de cartas que traz uma proposta lúdica e criativa para educação ambiental.

O Instituto Brasil Solidário, uma das mais renomadas ONGs da área de educação do Brasil que já impactou 1.4 milhão de alunos, apresentará no Rio2C – Rio Creative Conference 2024, maior encontro de criatividade da América Latina, marcado para 4 a 9/6, na Cidade das Artes, Rio de Janeiro, o seu mais recente lançamento: o PIC$ BIO. O jogo de cartas educativo, alinhado às práticas dos ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, traz uma proposta lúdica, criativa e inovadora no aprendizado do planejamento consciente e da educação ambiental, que podem ser trabalhadas dentro e fora do ambiente escolar.
Nos dias 8 e 9/6, no palco BIODOM, que aborda questões socioambientais e os desafios urgentes que impactam o planeta e a sociedade pautado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o IBS fará duas sessões interativas, com duas horas de atividades entre apresentações e rodadas abertas para a prática dos jogos. Além do PIC$ BIO, outro jogo da família Vamos Jogas e Aprender do IBS também será apresentado ao público: o PIC$, que envolve estratégia na gestão de gastos.

Projeto Vamos Jogar e Aprender - Como funciona
A proposta do IBS de instrumentalizar jogos como forma de educar financeiramente é percebida como uma solução eficaz, escalável e de baixíssimo custo, alinhada com a demanda da BNCC – Base Nacional Comum Curricular de finanças nas escolas. Projetos inovadores de empreendedorismo e alfabetização financeira e fiscal, controle de gastos e endividamento, conscientização ambiental e sustentabilidade, são realidade nas salas de aula para alunos dos anos iniciais.

Os projetos do IBS, atualmente, atendem escolas públicas dos 26 estados do Brasil, com atividades sendo fomentadas em 421 municípios das cinco regiões do país, envolvendo desde formação gratuita aos educadores até a doação de todo o material dos jogos para as escolas beneficiárias. No Rio de Janeiro, o projeto já conseguiu alcançar 11 municípios, incluindo escolas na capital carioca, atendendo mais de 22 mil alunos da rede pública de ensino em todo o estado.

Além das ações nacionais, a iniciativa já conseguiu ultrapassar as fronteiras do país, alcançando outras escolas da América, a exemplo do Chile, Colômbia, México, Uruguai, Argentina e El Salvador. O apoio de uma aliança pela educação financeira, conta com apoio de empresa e instituições que viabilizam a expansão do projeto no Brasil e América Latina e tem como membros Bank of America, John Deere, Instituto Ultra, BTG Pactual, Newave Energia, Echoenergia, Grupo Equatorial, B3 Social, Instituto XP, Nu Bank, entre outros, além de pessoas físicas.

Jogos da Família Vamos Jogar e Aprender: Piquenique, Bons Negócios, PIC$, PIC$ BIO
PIC$: é um jogo de cartas dinâmico, que envolve estratégia na gestão de gastos e planejamento consciente. As cartas são divididas em 4 categorias principais: conquistas e supérfluos, bem-estar e estilo, gastos essenciais e gastos de emergência. Vence quem conseguir equilibrar melhor as suas contas e concluir com o menor endividamento.
PIC$ BIO: segue a mesma jogabilidade e traz um tema relevante e transversal aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com ideias sobre como podemos diminuir nossa pegada ambiental, com consciência e estratégia. As cartas são organizadas em 4 categorias: preservação do solo, preservação da água, fauna e flora e qualidade do ar. Vence quem terminar com a menor pegada ambiental e comportamento amigo do planeta.