Por: Déborah Gama

Intenção de compra cresceu em 32% e varejistas encaram o evento comercial com otimismo

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No calendário promocional a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro, que neste ano, cai no dia 24, mas durante todo o mês as ofertas aparecem pelo comércio nos mais diversos segmentos, tanto nas lojas físicas como on-line. O empreendedor que pretende aproveitar o período para vender mais deve ter um
mínimo de planejamento para definir a melhor estratégia, avaliando os produtos ou serviços que serão destacados, bem como o seu público-alvo e os descontos a serem oferecidos.

No caso do segmento de serviços, o dono do pequeno negócio precisa avaliar sua capacidade operacional com antecedência e estabelecer condições de uso da oferta bem claras. A data é uma oportunidade para agregar valor ao pequeno negócio e oferecer uma oferta especial.

No português o termo Black Friday é traduzido como “sexta- -feira preta” e foi utilizado pela primeira vez em 1869, nos Estados Unidos, para designar um escândalo no mercado de ouro americano que quase faliu a economia na época. Pouco menos de 100 anos depois, entre as décadas de 50 e 60, o departamento de
polícia da Filadélfi a reutilizou o termo para descrever o intenso tráfego nas lojas de departamento na sexta-feira, após a celebração do feriado de Ação de Graças.

A partir daí, a data se tornou um evento de descontos e ofertas que marca o início da temporada de compras de Natal. Mesmo com a aderência de empresas mundiais, o termo só se popularizou no Brasil por volta de 2010, principalmente por causa das lojas virtuais. Atualmente, grande parte do comércio já aderiu às promoções da Black Friday, que representa um dos momentos mais favoráveis do mercado durante o ano.

Antecipar ofertas é a estratégia utilizada por grandes marcas

A Black Friday é conhecida pelos preços reduzidos, principalmente em produtos eletrônicos e eletrodomésticos. A preparação dos varejistas antes do dia 24 é incansável, com promoções e ofertas novas todos os dias, tanto em lojas físicas quanto virtuais, e uma série de benefícios, como brindes, frete grátis e muito mais.

Em 2022, a data dividiu atenção com as eleições e a Copa do Mundo, o que tirou o evento dos holofotes e resultou em uma queda de 14% no comércio eletrônico quando comparado ao ano anterior.

Para este ano as expectativas estão altas e otimistas! Um levantamento realizado pela Mfield mostra que a intenção de compra cresceu 32% para a Black Friday 2023. O dado divulgado é uma sinalização positiva para o mercado, onde 55% dos varejistas acreditam na melhora das vendas deste ano e apostam em promoções para
motivar o brasileiro a comprar.

O mesmo estudo indica que 32,8% dos consumidores começam a fazer pesquisas de preço um mês antes do evento, enquanto apenas 25,1% comparam o valor em cima da hora. Sendo assim, uma estratégia adotada
por grandes marcas é a antecipação dos descontos ao longo do mês.

Veja o que os grandes players estão fazendo e procure identificar boas oportunidades de negócio, tanto na compra para revenda quanto na inspiração para ações de marketing e vendas.

Amazon

A Amazon Brasil já deu início às campanhas do Esquenta Black Friday! Até o dia 16 de novembro, centenas de promoções em todos os principais departamentos de produtos da empresa de e-commerce acontecerão, com
direito à elegibilidade para frete grátis e opções de parcelamento sem juros. No total, o Esquenta conta com 25 mil produtos.

Na área de eletrônicos, a linha de iPhones da Apple foi divulgada com 43% de desconto. Além disso, os livros também aparecem com ofertas de até 50% off , com descontos em títulos de autores como George Orwell,
Machado de Assis, J.K. Rowling, Shakespeare, Jane Austen e tantos outros.

Acompanhar as tendências pode te ajudar a preparar promoções mais assertivas, sem ter que arcar com os custos de uma boa pesquisa de mercado.

Sephora

Até o dia 31 de novembro a varejista de cosméticos vai oferecer descontos de 70% em produtos de beleza e auto cuidado, como séruns faciais, shampoos, condicionadores, maquiagens e outros itens. Vale ressaltar
que as ofertas da Sephora estão sujeitas à disponibilidade dos produtos em estoque. Este é um cuidado que o empreendedor precisa levar em consideração.

Casas Bahia

Na sua estratégia de Black Friday antecipada, o varejista está oferecendo mais de 600 produtos em promoção, com descontos de até 50% e opção de parcelamento em até 10 vezes em diversos produtos da loja. De olho nas vendas online, o aplicativo próprio “Preço Black Friday” permite visualizar os descontos especiais do evento, e pode ser conferido no site da loja.

Precisamos lembrar que muitos consumidores ainda têm desconfiança com relação aos preços anunciados como
promocionais. É importante garantir o máximo de visibilidade e opções de “checagem dos preços”. Tenha isso em mente ao lançar suas campanhas.

CVC

A empresa de viagens já adiantou as promoções em pacotes nacionais entre novembro de 2023 e junho de 2024. Os descontos incluem até 50% de redução no preço do segundo passageiro. Além disso, as ofertas abrangem resorts all-inclusive com descontos de até 30% nas diárias. No Sauípe Resorts, por exemplo, o valor das diárias parte de R$ 574 por pessoa e inclui cortesia para duas crianças de até 11 anos.

A Costa Cruzeiros tem uma oferta especial até 20 de outubro: terceiro e quarto passageiros viajam de graça com roteiros selecionados, como o Costa Diadema, um cruzeiro de sete noites partindo do Rio de Janeiro, que passa por Santos, Salvador e Ilhéus em março de 2024.

Essa estratégia de “vender hoje” para “entregar no futuro” é boa para atrair o consumidor mais organizado, mas deve ser feito com cuidado.

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