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O que os consumidores avaliam antes de comprar on-line?

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Veja 8 dicas que vão te ajudar a vender mais.

Com a evolução da tecnologia ao longo da história, comprar pela internet se tornou apenas mais uma consequência do pensamento prático e veloz da modernidade. Em alguns cliques, uma transação de dinheiro é feita e logo o produto chega à casa do seu cliente! O ato de comprar (e vender) atrás de um celular ou computador é muito fácil, porém é fundamental adotar medidas que tornem o ato seguro e mais cauteloso.

De acordo com o Relatório E-Commerce Trends 2023, 61% das pessoas entrevistadas afirmaram que tem o costume de comprar mais pela internet do que em lojas físicas.

É importante que o vendedor leve estes critérios em condição para aumentar o seu volume de vendas, atraindo os consumidores que são mais cautelosos. Afinal, uma transação segura é boa para ambos: vendedor e comprador.

Nesse contexto, para que o consumidor não se torne mais suscetível a cair em golpes virtuais, ele costuma ficar atento a alguns detalhes para garantir que suas compras online sejam seguras.

Veja 8 pontos que o consumidor online costuma considerar antes fechar a compra:

Compradores preferem sites “conhecidos”

Para uma compra mais segura, a primeira dica é escolher uma loja online já estabelecida e conhecida no comércio virtual. Desta forma, é possível ter certeza de que está tratando com uma loja legítima, que oferece os serviços
de apoio ao consumidor, como os canais de atendimento caso ocorram problemas no pedido.

Não confunda “conhecido” com “famoso”. Mesmo os pequenos negócios precisam ser conhecidos do seu público alvo.

Com isso em mente, o vendedor precisa investir tempo para se relacionar com o potencial cliente durante todo o ano, e não apenas nas datas especiais para o comércio. Afinal: “quem não é visto, não é lembrado”.

Demonstre que o seu site é confiável

Na vastidão da internet, é comum que sites desconhecidos apareçam com ofertas através de propagandas, incluindo aquelas miraculosas”! Para fugir das pegadinhas, o consumidor cauteloso vai adotar as seguintes medidas: pesquisar as avaliações da empresa no Google e a reputação da loja no site Reclame Aqui; notar se a
plataforma apresenta informações da empresa como CNPJ, endereço comercial e telefone; testar se os canais de atendimento do site funcionam.

Por isso, mantenha seus dados de contato atualizados e sempre responda aos questionamentos dos seus clientes nos sites de relacionamento ou mídias sociais. Não tenha medo de pedir para o cliente fazer uma avaliação da sua empresa no Google: faça um bom atendimento, mande o link e diz que a opinião dele é importante. Isso terá grande impacto nas vendas futuras.

Tenha todos os elementos de segurança no seu site

Para garantir um ambiente digital mais seguro, o site ou loja virtual deve ter um certificado SSL válido, indicado pelo ícone de cadeado na barra de endereço.

O termo significa “Secure Sockets Layer” e mantém a segurança das conexões de internet e impede que criminosos leiam ou modifiquem as informações transferidas entre dois sistemas. Essa proteção evita que os dados sejam roubados por terceiros, garantindo a privacidade das informações.

Além disso, o cliente também pode avaliar a segurança de um site pela ferramenta de navegação segura do Google. Como diz o ditado popular: “não basta ser honesto, é preciso parecer honesto!”

Se certifique de estar no site verdadeiro

Criar sites falsos é uma técnica criminosa muito comum para aplicar golpes na internet. Assim, os golpistas podem “clonar” a loja virtual já conhecida com um endereço semelhante ao original.

O cenário mais comum é uma leve modificação no nome, como por exemplo: O site original se chama “www.compre.com.br”, mas o site falso usa o endereço “www.compree.com.br”.

Para não cair neste golpe, o comprador deve conferir o endereço da loja virtual. É válido apontar que sites falsos também podem imitar elementos gráficos da plataforma original. Por isso, é importante que você (lojista) pesquise sua própria loja nos sites de busca para verificar se não aparecem “clones”.

Garanta a segurança dos dados

Para reduzir as chances de que os dados sejam vazados, o comprador deve evitar fazer as compras utilizando computadores de acesso público. Da mesma forma, é recomendável não utilizar redes abertas de Wi-Fi, que podem facilitar o acesso não autorizado às informações dos usuários. 

É por isso o seu site deve ser leve, capaz de abrir com facilidade quando cliente está utilizando o pacote de dados do celular

É responsabilidade da empresa garantir a segurança da informação. Por isso, não economize em segurança: se vai manter informações e dados dos seus clientes, utilize serviços de banco de dados confiáveis. Não é custo, é
investimento!

Cuidado com links para ofertas

Ao se deparar com ofertas por email, mensagens ou nas redes sociais, o comprador cuidadoso vai até o site original para conferir se a promoção é verdadeira, antes de clicar no link da mensagem. Uma tática dos golpistas é o envio de ofertas tentadoras como isca para a prática de “phishing”, que são crimes cibernéticos com o intuito de obter informações confidenciais e roubar dados ou instalar vírus no dispositivo da vítima.

Por isso, fique atento para que os preços anunciados nas suas promoções estejam bem claros também no seu site. Isso vai dar segurança para o consumidor e garantir um bom índice de conversão nas vendas online.

Utilize meios de pagamento seguros

Ao utilizar os dados do cartão de crédito em compras online, é necessário ter um cuidado especial com a proteção de dados. Uma forma segura para o comprado é o uso de um cartão de crédito virtual temporário, que pode ser usado apenas em uma operação.

Alguns clientes preferem pagar à vista, optando pelo boleto bancário para não precisar fornecer os dados do cartão. Tenha esta opção disponível.

Opte por meios de pagamento que sejam seguros e conhecidos. Procure por empresas que ofereçam serviços de antifraude para as transações. É obrigação do vendedor garantir a segurança!

Proteja as informações de acesso

É comum realizar um cadastro antes de fazer compras online. Nesse contexto, é recomendável criar uma senha forte e única para cada plataforma, para não deixar os dados pessoais salvos no navegador.

Sua loja precisa ajudar o cliente nesta etapa: torne obrigatório a utilização de senhas com letras maiúsculas, números e caracteres especiais. Se você “facilitar”, o cliente vai utilizar uma senha simples e depois culpar a sua loja se tiver problemas.

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