Da influência ao empreendedorismo
Executiva usa o Marketing de Influência em seus trabalhos com Kopenhagen, H. Stern, Pat Bo e BMW
Em um cenário onde o marketing de influência se tornou um pilar crucial para as estratégias de marca, a jornada de Priscila Caldeira é uma inspiração. Sua trajetória desde influenciadora até fundadora da agência de marketing de influência Allma Connect destaca não apenas sua visão estratégica, mas também sua capacidade de transformar oportunidades em sucesso.
Em 2013, o Instagram chegou para revolucionar o universo das redes sociais. A essência de compartilhar experiências se configurou como a nova realidade das plataformas de mídias digitais. Com posts diários, Priscila já influenciava seus seguidores despretensiosamente, publicando sobre os chás que tomava durante o café da manhã. Com menos de mil seguidores na época, uma das marcas da bebida que consumia notou o seu perfil e as interações com o público, e a escolheu para enviar os famosos “recebidos”.
Com passagens marcantes como ex-embaixadora da Puma e Chevrolet, Priscila viu no Instagram, em 2013, não apenas uma plataforma de compartilhamento, mas um terreno fértil para estratégias de influência. "Eu comecei sendo influenciadora sem saber que eu era uma influenciadora. Naquele momento eu entendi o que era o marketing de influência e, desde então, eu comecei a me dedicar muito", revelou Priscila.
Seu mergulho nas redes sociais e o estudo sobre influenciadores chamaram a atenção de marcas renomadas como Puma e Chevrolet, que a escolheram como embaixadora entre 2015 e 2017. Porém, foi ao trabalhar com Carol Buffara em eventos que Priscila descobriu sua vocação na assessoria de influenciadores. "Foi lá que eu me descobri como assessora e não mais como influenciadora", disse Priscila.
Enquanto crescia nas redes sociais, a profissional trabalhava na Marinha do Brasil com Comunicação Social e Relações Públicas, onde também desenvolveu mais conhecimento sobre a importância da construção de narrativas e da criação de experiências únicas. No entanto, por causa do seu cargo militar, não podia se expor muito nas redes sociais com o trabalho de influenciadora e o relacionamento com as marcas. Em 2021, fundou sua própria agência de marketing de influência, a Allma Connect, com a qual teve oportunidades de trabalhar com marcas de grande destaque no mercado. No catálogo de cases de sucesso, estão Paco Rabanne, Kopenhagen, PatBo, H. Stern, The Zion Joias, Gautan, Dermage, Principia Skincare, BMW, entre outros.
Após 15 anos na Marinha, Priscila hoje se dedica exclusivamente no atendimento de grandes marcas e influenciadores na sua agência. “O momento que eu percebi que eu poderia seguir minha paixão na assessoria de influenciadores e marcas foi no ano passado, quando eu vi que o meu relacionamento só crescia e eu tinha conquistado a confiança deles em relação ao meu trabalho”, confessou a publicitária.
Para que pudesse se transformar na profissional de referência que é hoje, foi necessário muita determinação e resiliência na prospecção de marcas e influenciadores parceiros. “Eu sempre busco novas marcas, é importante ter esse olhar curioso sobre as novidades e tendências. O estudo também é parte vital desse processo, todo dia eu leio sobre novos temas e habilidades para me aprimorar ainda mais”, contou a fundadora da Allma Connect. Além disso, Priscila também se espelha em referências no mercado, como por exemplo Juliana Montesanti, Ceci Navarro, Ju Ferraz e Tati Oliva.
Para o futuro, Priscila espera nada mais que sucesso e ensino. “Quero trazer grandes marcas e conectar com influenciadores que são estratégicos nos segmentos delas. Poder me especializar ainda mais na área e me tornar uma das principais referências de profissionais, por isso invisto grande parte do tempo em capacitar quem está entrando neste mercado atualmente e apresentar as infinitas possibilidades de atuação na área”, finalizou Priscila.