Números positivos são sinal de que o estado segue no rumo do desenvolvimento Vyctor Santos-Jucerja
O Estado do Rio de Janeiro já soma mais de 17 mil empresas abertas em 2024. O primeiro trimestre fechou com 17.258 novos negócios, segunda melhor marca da história nos 215 anos da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro ( Jucerja), ficando atrás apenas da soma dos três primeiros meses de 2022, quando foram computadas18.246 novas empresas.
É através de números como esses que a Jucerja funciona como um termômetro para o desenvolvimento econômico no Rio de Janeiro. A abertura de novas empresas é sinal de que a economia está crescendo. E este crescimento vem acontecendo desde 2021, graças a diversas medidas para simplificar e desburocratizar os
processos e, principalmente, para modernizar a máquina pública, proporcionando a melhoria contínua do ambiente de negócios.
Foi em 2021 que a Jucerja registrou seu recorde histórico de aberturas de empresas, com 72.894 constituições. Desde então, vem mantendo a média de mais de 72 mil novos negócios no ano. Em 2022 foram 72.831 e, em 2023, 72.062. Os números de 2024 já dão indícios que a meta será alcançada mais uma vez. O mês de janeiro registrou o melhor total de todos os meses de janeiro, com 5.528 aberturas, um aumento de 11,6% em relação a janeiro de 2023, quando foram computadas 4.949 aberturas.
Ineditismo em serviços aos empreendedores
O papel da Jucerja é facilitar a vida do empreendedor. Para isso, vem lançando serviços inéditos e inovadores, como a emissão de certificado digital. Atuando como uma Autoridade de Registro, a Jucerja é a primeira Junta Comercial do Brasil a emitir o E-CPF (certificado para pessoa física) e o E-CNPJ (certificado para pessoa jurídica).
Usuários de qualquer lugar do mundo, independentemente de utilizar os serviços da autarquia, podem adquirir o certificado através do portal da Jucerja.
Mais agilidade, menos burocracia
O certificado digital é a identidade virtual de uma pessoa ou empresa, que garante autenticidade e segurança em transações on-line, assinaturas de documentos eletrônicos, além do acesso a portais do governo e envio de informações.
Para o empresário, a novidade significa mais agilidade e menos burocracia, uma vez que ele não precisa mais recorrer a outras certificadoras. Assim, poderá adquirir o certificado com um dos melhores preços do mercado e com maior facilidade e rapidez, já que o banco de dados da Jucerja armazena grande parte das informações
e documentos de seus usuários.
Além disso, todo o processo pode ser feito de forma 100% online, através de uma videoconferência. Ou seja, o empresário não precisa sair de casa para adquirir o documento.
A Jucerja também foi pioneira no lançamento do BIOVALID, um aplicativo de reconhecimento facial, para assinatura digital. Com o aplicativo, o empresário pode realizar todo o processo de constituição, alteração e extinção de empresa pelo celular, por apenas R$ 6 cada assinatura.
Rapidez aliada à segurança de dados
Estas ações geraram um impacto positivo no tempo de abertura de uma empresa. Uma constituição, que já levou meses, dias e horas para ser concluída, hoje é realizada em média em 40 minutos. A segurança com os dados
pessoais dos usuários também é uma preocupação da Jucerja, que desde 2023 conta com o serviço de proteção de CPF, com o objetivo de prevenir golpes e fraudes.
O serviço impossibilita que o usuário tenha seu CPF usado em qualquer tipo de abertura de empresa ou alteração contratual na Jucerja, desde que o respectivo CPF esteja no quadro societário da empresa e/ou como assinante, representante, advogado ou contador na autarquia.
Números reforçam credibilidade do RJ
Com todas essas iniciativas, o Rio de Janeiro vem se firmando como um ambiente de negócios seguro e convidativo para quem deseja empreender. E os resultados são fruto de um trabalho conjunto que tem resgatado a credibilidade do estado e fomentando uma cadeia próspera que movimenta a economia, gera empregos e melhora a qualidade de vida da população.