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Apoio ao empreendedorismo feminino

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Parceria entre secretarias estaduais garantiu R$ 6,7 milhões de negócios futuros

Com o objetivo de apoiar o empreendedorismo feminino, as secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico e da Mulher promovem, desde 2023, rodadas de negócios do programa Empreenda+Mulher, realizadas exclusivamente para empresas lideradas por mulheres ou que sejam de propriedade exclusiva de mulher.

Foram geradas, em duas rodadas no ano passado, realizadas na capital e em Petrópolis, R$ 6,7 milhões de negócios futuros. Em março deste ano foi realizada uma rodada em Três Rios para as empreendedoras do Sul Fluminense.

Ainda no ano passado foi criado o Selo Empresa Amiga da Mulher, certificação para empresas do Estado do Rio que demonstram comprometimento com a promoção e defesa dos direitos da mulher, por meio de ações e projetos. O Selo foi entregue em março deste ano para 32 organizações que atuam no Rio de Janeiro. A cerimônia aconteceu no Palácio das Laranjeiras. O certificado confirma que as empresas contribuem com ações e projetos de promoção e defesa dos direitos do público feminino.

Uma comissão observou diversos aspectos listados em 12 requisitos, incluindo o ambiente de trabalho da empresa, que deve prezar pela saúde, integridade física, emocional e pela dignidade da mulher, além de
acessibilidade e condições adequadas de trabalho para pessoas com deficiência. Durante o processo, as empresas também precisaram comprovar que divulgam, interna e externamente, ações afirmativas e informativas sobre temas voltados aos direitos da mulher, principalmente sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), e demais dispositivos legais que tratem do enfrentamento à violência contra as mulheres.

São ações do Governo do Estado do Rio de Janeiro para apoiar e estimular o empreendedorismo feminino, empoderando cada vez mais as mulheres em nossa sociedade.

CAPACITAÇÃO - Mais mulheres no mercado de trabalho

Entre os projetos do programa Empreenda+Mulher está o de capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Com ele, as participantes terão a oportunidade de se qualificarem para o mercado de
trabalho ou para empreender. Serão realizados cursos nas áreas de beleza, tecnologia e construção civil, segmentos com alta demanda por profissionais.

Na área de tecnologia, serão realizados 11 cursos, como desenvolvimento de jogos, desenvolvimento de aplicativos e web design. No setor de beleza, serão 9 cursos, como designer de unha, especialistas em cabelos cacheados e cabeleireira. E, na construção civil, serão 11 possibilidades, como vidraceiro, tijolos ecológicos e gesseiro.

Após a formação e o processo de incubação, a aluna terá uma carta de recomendação e acesso ao crédito para iniciar o seu empreendimento.

EMPREENDEDORISMO ON-LINE

Outra prova do fortalecimento do empreendedorismo no Estado do Rio de Janeiro é o crescimento das vendas de produtos fluminenses em plataformas digitais. Apenas no ano passado, pequenas e médias empresas on-line do Estado do Rio faturaram R$ 249 milhões, valor 31% maior que o atingido em 2022. No período, foram vendidos 4,3 milhões de produtos, superando a quantidade do ano anterior em 48%.

Os dados são da NuvemCommerce, estudo anual sobre o comércio eletrônico e o empreendedor brasileiro no
ambiente digital, realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais. O comércio digital é um
mercado em expansão e tem crescido significativamente em nosso estado. Desempenha um papel importante no desenvolvimento econômico, ao criar oportunidades de negócios e incentivar o empreendedorismo, aquecendo o mercado de trabalho com a geração de novos empregos para a população.

De acordo com a pesquisa, o ticket médio por compra foi de R$212,60 no Estado do Rio de Janeiro. Os segmentos que mais venderam no território fluminense foram os de moda (R$ 90,5 milhões), acessórios (R$ 25,5 milhões) e joias (R$ 18 milhões). O crescimento das vendas do varejo on-line de empresas fluminenses comprova não apenas a qualidade dos produtos e serviços do estado, mas também a confiança dos consumidores na expansão da economia fluminense.

Em todo o Brasil, as pequenas e médias empresas virtuais faturaram R$ 3,3 bilhões em 2023, valor 22% maior que o atingido em 2022. Em 2023, foram vendidos 55,5 milhões de produtos, superando a quantidade do ano anterior em mais de 19%.