Por:

Vantagens da Inteligência Artificial no Varejo

Aldo Goncalves presidente do Sindilojas Rio | Foto: Divulgação

Entidade promove cursos e palestras para os lojistas conhecerem a IA e saber como utilizá-la em seus negócios

Desde a explosão do marketing digital e do comércio eletrônico não ocorria uma transformação tão profunda
nos negócios e nas vendas do varejo como a que vem sendo provocada pela Inteligência Artificial (IA), que começa a ser usada para aumentar a eficiência e as vendas nas empresas varejistas. A IA está se firmando como um recurso essencial para a competitividade e a produtividade dos negócios.

Neste cenário, o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio) e o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) têm promovido cursos e palestras para desmistificar e explorar as vantagens do uso da IA no varejo, contribuindo com o desenvolvimento das empresas do setor. Conduzidos pelo
especialista em Inovação e Transformação Digital, Eros de Castro, esses cursos e palestras têm atraído
dezenas de empresários, gestores e profissionais do comércio, interessados em conhecer os recursos da IA aplicados ao varejo e como utilizá-los em seus empreendimentos.

Com quase 25 anos de atuação em Marketing Digital e Vendas on-line, Castro destaca que compreender e incorporar a IA no planejamento estratégico tornou-se vital para a competitividade e a produtividade das empresas no mercado atual. “A Inteligência Artificial é fácil de usar, economiza tempo, destaca o negócio entre os concorrentes e sua implementação é barata.

Hoje existem soluções de IA para o varejo que podem potencializar a produtividade e os resultados, e estão ao alcance das empresas de menor porte. Com as ferramentas de IA é possível ter habilidades essenciais para produzir material de divulgação, criar estratégias inovadoras e experiências de compra, incrementando, assim, o movimento de vendas”, afirma o especialista.

Ele cita o exemplo do uso do ChatGPT combinado ao WhatsApp, como uma ferramenta de atendimento e conversão que pode revolucionar as vendas on-line, proporcionando ao consumidor uma jornada de compra mais atraente por meio de uma inteligência artificial atenciosa, gentil, que sabe tudo sobre os produtos e que trabalha para o seu negócio 24 horas por dia, sete dias por semana.

Entre as vantagens proporcionadas pelo uso da Inteligência Artificial, o especialista cita quatro que podem beneficiar os varejistas de pequeno e médio portes:

• Automação de tarefas repetitivas: a IA pode ser uma aliada poderosa na automatização de tarefas operacionais repetitivas, como o processamento de pedidos, o gerenciamento de inventário e a geração de relatórios, permitindo que os pequenos varejistas dediquem mais tempo no atendimento ao cliente e no desenvolvimento do negócio.

• Melhoria da experiência do cliente na loja física: por meio da análise de dados do tráfego de clientes e do comportamento dentro da loja, a IA pode ajudar a aprimorar o layout do ambiente, o design de produtos e a disposição do estoque, proporcionando uma experiência mais satisfatória ao consumidor e, com isso, aumentar as vendas.

• Gestão de redes sociais e marketing digital: a IA pode ser usada na gestão de redes sociais, desde o agendamento de postagens até a análise de métricas de engajamento e identificação de tendências de mercado. Além disso, algoritmos de IA podem segmentar o público-alvo com maior precisão e personalizar campanhas de marketing digital para aumentar a eficácia e o retorno sobre o investimento.

• Assistência Virtual e Suporte ao Cliente: implementar chatbots e assistentes virtuais baseados em IA pode ser uma maneira eficaz para oferecer suporte ao cliente 24 horas por dia, sete dias por semana. Essas ferramentas podem responder a perguntas mais frequentes, fornecer informações sobre produtos e auxiliar no processo de compra, melhorando a satisfação do cliente e reduzindo a carga de trabalho da equipe de suporte.

Para Aldo Gonçalves, presidente do SindilojasRio e do CDLRio, a IA representa um mundo de oportunidades para modernizar os negócios e ganhar competitividade. Ele ressalta que é importante que as varejistas se
adaptem às mudanças, inclusive para evitar os prejuízos de ficar para trás diante de uma concorrência cada vez mais acirrada.

“Toda transformação representa desafio. A aplicação dessas novas tecnologias será crucial para quem quiser se manter competitivo. Compreender a Inteligência Artificial tornou-se obrigatório. Ignorá-la no planejamento estratégico de qualquer negócio simplesmente não é uma boa opção”, afirmou.

Macaque in the trees
Eros de Castro ministrando curso de IA do Sindilojas Rio | Foto: Divulgação