AgeRio conquista 1º lugar do Prêmio Finep Inovacred 2024

Por

Da esquerda para a direita, Waldes de Azevedo, engenheiro da Gerência de Operações Estruturadas (GEOPE), os gerentes executivos André Costa, da Gerência de Produtos (GEPRO), Raphaela Rocha, da GEOPE, e Marcos Lima, da Gerência de Microcrédito Produtivo Orientado (GEMPO), que atuou no projeto quando estava lotado na GEOPE

A Agência de Fomento do Estado, que incentiva a inovação em micro, pequenas e médias empresas fluminenses, foi reconhecida pelo financiamento à Fototerra

A Agência de Fomento do Estado do Rio (AgeRio) foi a vencedora da categoria ‘Maior Grau de Inovação’ do Prêmio Finep Inovacred 2024. Todos os anos a instituição homenageia os agentes financeiros que mais se destacaram e o prêmio traduz o reconhecimento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) ao trabalho dos parceiros por seu apoio a projetos inovadores e impactantes.

A premiação celebrou o fomento da AgeRio à Fototerra, empresa líder de mercado no setor GIS (Sistema de Informações Geográficas). O crédito da Agência, por meio de recursos da Finep, possibilitou equipar um avião de monitoramento ambiental para aquisição e análise de dados em alta resolução. A partir do financiamento obtido, a Fototerra deu um salto tecnológico na divisão de mapeamento.

O Programa da Finep tem o objetivo de apoiar e aprimorar projetos destinados ao desenvolvimento de produtos ou processos inovadores, visando à ampliação da competitividade das empresas. Sendo um dos agentes financeiros credenciados, a AgeRio atua diretamente nesse processo e operacionaliza a linha Inovacred. Por meio do financiamento para as micro, pequenas e médias empresas fluminenses, a AgeRio promove a inovação em processos de organizações de todo o estado.

A diretora de Operações da AgeRio, Tatiana Oliver, comenta que é extremamente gratificante para todos da AgeRio receber esse prêmio com a Fototerra. “Estamos sempre atentos a projetos de inovação, motor relevante para o desenvolvimento econômico de longo prazo do estado e que também diversifica a economia, por meio de processos produtivos mais eficientes, aprimoramento e desenvolvimento de produtos”, afirma Tatiana

Processamento de dados

“Somos uma empresa de tecnologia da geo-informação, com competência e expertise em dados capturados de forma remota, aquisição e processamento de dados geoespaciais e geodésicos. Atuamos com processamento de
dados topográficos, ambientais e multitemáticos, além do desenvolvimento de software e de soluções GIS”, explica Guilherme Brechbuhler, CEO da Fototerra.

A empresa tem longo histórico de parcerias com agências governamentais e indústria de petróleo e gás, dentro e fora do Brasil. “A Fototerra captura e analisa dados hiperespectrais para a indústria de petróleo e gás, para o setor de mineração e para agricultura, silvicultura e monitoramento de terras, entre outros setores”, explica Luis Antonio de Lima, CTO da Fototerra.

Importância dos agentes financeiros

Durante a premiação, que ocorreu no 2º Encontro de Parceiros Inovacred, em São Paulo, a diretora Administrativa da Finep, Janaína Prevot, afirmou que essa é uma ótima oportunidade de conhecermos os projetos financiados pelo Inovacred. “É impressionante ver o grau de inovação de projetos no Piauí, no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil”, declarou.

Representando a AgeRio, a analista de Desenvolvimento da Gerência de Operações Estruturadas (GEOPE), Cristina Soares de Sá, recebeu o prêmio durante o evento. O diretor Financeiro, de Crédito e Captação da Finep, Márcio Stefanni, afirmou durante a cerimônia que é essencial popularizar a instituição e reconhecer a importância dos agentes financeiros nesse processo: “A inovação é possível em todo o Brasil, como evidenciado por exemplos de inovações em cidades muito pequenas.

Cada agente Inovacred é um embaixador da Finep, trabalhando conosco para promover nossas políticas, que são essenciais, e esse evento é para valorizarmos esse trabalho”, declarou. Na AgeRio, parte da equipe
que conduziu a operação de financiamento do projeto ligado à Fototerra se reuniu para comemorar a conquista registrando uma foto com a placa do prêmio: Waldes de Azevedo, engenheiro da Gerência de Operações Estruturadas (GEOPE), os gerentes executivos André Costa, da Gerência de Produtos (GEPRO), Raphaela Rocha, da GEOPE, e Marcos Lima, da Gerência de Microcrédito Produtivo Orientado (GEMPO), que atuou no projeto quando estava lotado na GEOPE. A equipe GEOPE atuou na concessão da operação e o gerente executivo André Costa contribuiu com suporte à GEOPE para que a operação fosse concluída.

Lista dos vencedores do Prêmio, por categoria, agente parceiro Inovacred premiado e empresa que desenvolveu o projeto:


• Maior Grau de Inovação:
1º lugar: AgeRio - Fototerra Atividades de Aerolevantamentos
2º lugar: Piauí Fomento - Higia Tecnologia
3º lugar: Desenvolve SP - Fibercitrus

• Maior Impacto Ambiental:
1º lugar: Cresol Baser - Let’s Fly Sustentável Comércio de Produtos de Proteína Desidratados
2º lugar: Cresol Central Brasil - Recicla Brasil
3º lugar: BDMG- VMI Sistemas de Segurança
• Maior Impacto Social:
1º lugar: Piauí Fomento - Fox In Line Technologies
2º lugar: Desenvolve SP - Inklua Serviços para Inclusão de PCD
3º lugar: Badesul - Contronic Sistemas Automáticos
• Maior volume de
financiamento:
1º lugar: BRDE