Por:

Alfredo Lopes, fala sobre o turismo e o mercado imobiliário

Alfredo Lopes bateu papo com o apresentador Marcelo Alves. | Foto: Reprodução/YouTube

Por: Lucas Costa

Em uma recente entrevista no programa "Marketing & Business", diretamente dos estúdios da TVC, Marcelo Alves conversou com Alfredo Lopes, presidente do SINDhotéis. Alfredo é um dos profissionais mais respeitados do mercado, com uma vasta experiência no setor hoteleiro e de turismo. A seguir, destacamos os principais trechos dessa conversa, que pode ser conferida completa no canal da TVC no Youtube.

Turismo no Rio aumentou após as Olimpíadas 2016

O turismo no Rio de Janeiro teve um salto significativo após as Olimpíadas de 2016. Alfredo Lopes destacou que "a cidade praticamente dobrou sua capacidade hoteleira, passando de 30 mil para 62 mil quartos." Embora isso tenha causado um período de ajuste no setor, atualmente, o Rio conta com cerca de 45 mil quartos, um número considerado adequado para a demanda atual.

Além disso, Alfredo mencionou o calendário de eventos de 2024, que inclui o G20, Rock in Rio e diversos eventos corporativos. "O turismo do Rio esse ano deve navegar em mar de almirante", afirmou.

Mercado imobiliário

e revitalização do Rio

Quanto ao mercado imobiliário, Alfredo Lopes ressaltou que o setor sofreu uma "certa travada" devido às crises econômica e sanitária. Entretanto, iniciativas de revitalização do centro do Rio e desenvolvimento de novas áreas, como a Barra da Tijuca, Zona Norte e Zona Sul, estão em andamento.

Alfredo destacou a importância de revitalizar o centro da cidade e mencionou a existência de "grandes áreas ainda para desenvolvimento na Barra, como o Centro Metropolitano."

A evolução da Barra

da Tijuca

Alfredo Lopes é um entusiasta da Barra da Tijuca, uma região que experimentou grande crescimento desde as Olimpíadas. Ele ressaltou que a região se tornou um destino preferido por turistas internacionais, especialmente do Mercosul. "As praias são sensacionais, com bandeira azul, maravilhosas. As ruas e avenidas são largas, e há uma sensação de liberdade", comentou.

Ele também mencionou o crescente interesse pela Barra durante eventos como o Carnaval e o Réveillon. "Hoje, muitas vezes, a ocupação dos hotéis da Barra no Carnaval e Réveillon supera a da Zona Sul", disse Alfredo.

Transporte lagunar

na Barra

O projeto de transporte lagunar na Barra tem potencial para oferecer uma nova experiência turística na região e aliviar o trânsito. Alfredo Lopes está otimista com o projeto, esperando que uma linha esteja em funcionamento até o final deste ano. "Será um novo produto turístico para a Barra e para o Rio de Janeiro", afirmou.

Desafios e oportunidades para o turismo

Alfredo Lopes ressaltou a importância de renovar as festividades de Réveillon e Carnaval para manter o interesse dos turistas. Ele sugeriu que atrações sejam planejadas com antecedência e melhor selecionadas para atender ao público diversificado.

Ele também destacou a importância de maior investimento em promoção e divulgação do turismo na cidade, tanto a nível municipal quanto estadual.

Segurança como

prioridade

A segurança é uma questão crítica para Alfredo Lopes, que defende uma política estruturada com início, meio e fim. "Em todos os crimes praticados, principalmente na orla, as pessoas já são conhecidas pela polícia", comentou Alfredo, enfatizando a necessidade de uma política mais efetiva.

Ações para melhorar

a imagem do Rio

O SINDhotéis tem tomado iniciativas para melhorar a imagem do Rio de Janeiro no exterior. Alfredo Lopes mencionou que o sindicato mantém um escritório dedicado à pesquisa e divulgação de informações positivas sobre a cidade, além de esclarecer notícias negativas. "Isso ajuda a manter a imagem do Rio melhorada", concluiu.