Foi apertado. Mas a seleção brasileira masculina de vôlei venceu a Itália, na manhã deste domingo (8), no tie-break, por 3 sets a 2, e garantiu vaga direta às Olimpíadas de Paris-2024. O jogo, válido pela última rodada do Pré-Olímpico, foi disputado no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
As parciais dos sets foram 25/23, 23/25, 15/25, 25/17 e 15/11. O Brasil iniciou com o domínio da partida e logo após viveu altos e baixos, como a Itália. Depois de decair no terceiro set, se reergueu na sequência e reconquistou a confiança. No tie-break, fechou com perfeição. Darlan foi o maior pontuador do Brasil com 19 pontos. Lucarelli foi o segundo, com 17.
O resultado faz com que o Brasil encerre sua participação no Pré-Olímpico na segunda posição do Grupo A, com 15 pontos, acima da Itália. A Alemanha, líder com 18, conquistou a outra vaga da chave para as Olimpíadas.
Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam diretamente para Paris-2024.
Ao todo, o Brasil acumulou seis vitórias e uma derrota no Pré-Olímpico. O único revés aconteceu justamente para a Alemanha, invicta, e que joga ainda hoje contra a Ucrânia.
Gabriel Medina, que também batalha por uma vaga olímpica no surf, marcou presença no jogo.
Com o resultado, o país conseguiu a segunda vaga do Grupo A, atrás da Alemanha.
Logo após a comemoração pela conquista da vaga sobre a atual campeã mundial, Renan Dal Zotto anunciou a despedida do comando técnico da equipe. Ele estava a frente da seleção brasileira de vôlei desde 2017 e obteve os títulos da Copa dos Campeões, no primeiro ano como técnico, e da Copa do Mundo, em 2019. Na campanha do título da Liga das Nações de 2021, ele ainda se recuperava da covid-19 e Carlos Schwanke foi o treinador.