Torcida reencontra o Gigante das Quadras
Reestreia do Vasco no NBB não foi como o esperado, mas torcida deu show
Por Pedro Sobreiro
Distante do NBB desde 2019, quando a modalidade do basquete não foi continuada pela diretoria, o torcedor vascaíno que é fã das quadras estava morrendo de saudade de ver o Gigante da Colina representando o pavilhão no principal torneio do basquete nacional. E mesmo com a derrota nesta volta, a mensagem que ficou para o R10 Score Vasco da Gama é que terá um importante aliado nesta temporada de consolidação no esporte: seu torcedor.
Disputado na última segunda (23), o jogo entre 'R10 Vasco' e Minas Tênis Clube teve um início até surpreendente, com o Vasco vencendo os dois primeiros quartos. A surpresa foi grande porque o Minas é um time muito mais experiente e entrosado, não à toa é o líder do NBB. Porém, a superioridade mineira tomou conta em um terceiro quarto avassalador, marcado por uma série de erros do Cruzmaltino. No final, o resultado foi ruim, uma derrota por 72x60 de virada, acalmando os ânimos do vascaíno mais sonhador e transformando o Minas no verdadeiro terror do Rio. Até o momento, eles atropelaram Botafogo, Flamengo e Vasco. Todas vitórias com propriedade.
Para o R10 Vasco, porém, nada de terra arrasada. A temporada é de reconstrução e o time mostrou que será competitivo. Os destaques vascaínos foram os armadores Eugeniusz, que castigou o Minas com uma série de bolas de 3 pontos, e o jovem Ale, que fez sua estreia no NBB com uma atuação monstruosa. O garoto infernizou o adversário com suas roubadas de bola e uma disposição acima da média nas arrancadas.
Já a torcida foi um show à parte. Em uma segunda-feira caótica, em que a cidade literalmente parou pelo confronto de milicianos, os Vascaínos abarrotaram o ginásio de São Januário e deixaram claro que abraçaram o projeto. Será uma temporada interessante para acompanhar a volta em peso do basquete carioca à elite nacional.