O lugar de Verstappen na Fórmula 1

Por

Max Verstappen, 25, elevou neste sábado (7) a régua com a qual é medida seu lugar na história da F1. O holandês entrou para o hall dos tricampeões da categoria.

Em corrida "sprint" de menor duração no autódromo de Losail no Qatar, Sérgio Perez, que era o único que ainda tinha chance de alcançar Verstappen em pontos, sofreu um acidente, garantindo o tricampeonato ao holandês.

Já é possível traçar paralelos entre a carreira do piloto da Red Bull e nomes como de Ayrton Senna (1960-1994), Nelson Piquet, Niki Lauda (1949-2019), Jackie Stewart e Jack Brabham (1926-2014), todos também donos de três títulos.

Para além de percepções subjetivas, como estilo de pilotagem e capacidade técnica, nas medidas com as quais é possível compará-lo com essas lendas, Verstappen se destaca.

Em uma temporada na qual venceu 13 das 16 etapas disputadas até aqui, ele chegou à quinta posição no ranking dos pilotos com mais vitórias na F1. São 48 no total, número com o qual ele aparece em quinto no ranking histórico, à frente de Senna, de quem abriu vantagem nesta temporada. O brasileiro teve 41 --entre aqueles que são "apenas" tricampeões, ele está à frente de todos.

Na média, o holandês ganhou 26,82% das corridas que disputou, enquanto Senna triunfou em 25,47%, uma ligeira diferença, mas que engrandece a jornada do mais novo tricampeão por colocá-lo à frente de alguém que, indiscutivelmente, foi um dos maiores de todos os tempos.

Aqui, no entanto, é importante destacar que o brasileiro foi contemporâneo de outras lendas na F1. Por; Luciano Andrade/ Folhapress