Paz de espírito na Arábia

Benzema disse ter ido à Arábia para ter paz como muçulmano

Por

O atacante francês, Karim Benzema, tem origens argelinas

Karim Benzema revelou que o principal motivo para ter trocado o Real Madrid pelo Al-Ittihad, da Arábia Saudita, foi religioso.

Estou em paz. "Como muçulmano, quando estou na Meca sinto-me em paz... é um lugar excepcional. Aqui estou em paz" [...] A Arábia Saudita é um país muçulmano. Eles me receberam de braços abertos e me senti amado imediatamente".

O atacante garante que se sente mais confortável morando na Arábia pela cultura do país. A entrevista foi concedida na quinta-feira (12) ao portal espanhol AS.

Querer ajudar o futebol na Arábia Saudita a crescer também foi crucial. "Queria fazer parte disso e ajudar o futebol a avançar neste país".

Depois de ser eleito o melhor jogador do mundo pelo Real Madrid, Benzema anunciou a mudança para o futebol Árabe, aumentando a polêmica acerca do apoio a um governo ditatorial. Isso começou a chamar a atenção do ocidente após o craque Cristiano Ronaldo encabeçar um ambicioso projeto da Arábia Saudita, que visa sediar a Copa do Mundo 2034, ação que alguns definem como "Sportwashing", a prática de usar eventos esportivos para tentar melhorar a imagem de países com governos que acumulam acusações de violar constantemente os direitos humanos, como o Qatar, em 2022.

Karim Benzema foi anunciado oficialmente em junho como reforço da equipe da primeira divisão da Arábia Saudita. O contrato vale até 2025, com opção para mais temporadas.

O francês deve receber cerca de 100 milhões de euros (algo aproximado de R$530 milhões) por temporada. Benzema se despediu do Real Madrid após 14 temporadas, virando ídolo dos Merengues com a conquista de 25 títulos, sendo cinco da Liga dos Campeões, 353 gols e 165 assistências.