Fluminense: agenda cheia em 2024

Por

Agora campeão da América, o Fluminense poderá tentar se tornar também campeão mundial. O título da Libertadores coloca o Tricolor na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, que será disputada em dezembro e contará com Urawa Red Diamonds, do Japão; Al Ahly, do Egito; León, do México; Auckland City, da Nova Zelândia; Al Ittihad, da Arábia Saudita, e o temido Manchester City, da Inglaterra, comandado por Pep Guardiola.

O Flu entra na semifinal para encara o vencedor do jogo entre o Al Ahly e quem passar da primeira rodada, entre Al Ittihad e Auckland City. Os sauditas contam com Karim Benzema e N'Golo Kanté.

Se superar essa etapa, os liderados de Fernando Diniz podem encarar o Manchester City, na final.

O Fluminense é o décimo clube brasileiro a participar do Mundial e já tem vaga garantida para a edição de 2025, quando estreia um novo formato para o torneio, com 32 times, a ser disputado nos Estados Unidos. Também já estão classificados o Palmeiras e o Flamengo. Ainda não há decisão sobre o formato de 2024.

Além do torneio da Fifa, o Fluminense terá a chance de uma revanche sobre a LDU. Os campeões da Copa Sul-Americana 2023 voltam a cruzar caminho com o Flu, agora na Recopa, após derrotá-los na final da Libertadores de 2008 e da Sul-Americana de 2009.

Um outro torneio pode entrar na agenda tricolor em 2024. Ao lado da Concacaf, a Conmebol está estudando a criação de uma nova taça, a ser disputada entre os vencedores de torneios das duas regiões. Se se concretizar, o Fluminense pode pegar o Inter Miami, de Lionel Messi, campeão da Leagues Cup.

O Fluminense também está garantido na próxima edição da Copa Libertadores.