Por que Messi ganhou o 'The Best'?
Lionel Messi foi eleito o melhor jogador do mundo no The Best. O curioso é que ele registrou o mesmo número de pontos alcançados por Erling Haaland, mas o prêmio acabou com o argentino; Kylian Mbappé ficou na 3ª posição.
A votação foi construída por quatro grupos: capitães de seleções, técnicos de seleções, jornalistas e torcedores (online). Cada segmento representou 25% do peso total.
Messi e Haaland somaram 48 pontos no total, enquanto Mbappé ficou com 35; Kevin De Bruyne (32) e Victor Osimhen (25) fecharam o top 5.
A primeira regra de desempate ocorre nas escolhas dos capitães, de acordo com o regulamento da Fifa. "Se os finalistas estiverem empatados em pontos, o atleta com o maior número de votos de seu próprio grupo de eleitores é declarado o vencedor", diz a regra. O tal "grupo de eleitores" citado é justamente o de jogadores que, neste caso, são representados pelos capitães.
O argentino ganhou mais votos do que o norueguês entre seus companheiros de profissão. Messi também desbancou o jogador do Manchester City entre torcedores.
Haaland, por outro lado, venceu entre treinadores e jornalistas, que não participam do critério inicial para desempate.
Os eleitores dos quatro grupos precisaram votar nos três melhores jogadores de 2023 a partir de uma lista de 12 nomes.
Messi somou 677 pontos entre os capitães; que não puderam votar em si próprios. Já Haaland conseguiu "apenas" 547 pontos entre seus companheiros de profissão.