Cariocão muito diferente
Campeonato Carioca de 2024 terá diversas particularidades
Por Bruno Braz e Alexandre Araújo (Folhapress)
O Campeonato Carioca começou na quarta-feira (17) e a edição da atual temporada tem desde clube debutante até jogo a mais de 2 mil quilômetros de distância da capital. Veja algumas curiosidades.
Quer o tri
Bicampeão em cima do Flamengo, o Fluminense vai em busca de uma marca que não atinge há quase 40 anos: o tricampeonato estadual. A última vez que conseguiu vencer o Carioca três vezes seguidas foi em 1985. E caso consiga bater o Flamengo na final, poderá fazer o rival chegar ao 'tri-vice'.
Estreante
O Sampaio Corrêa, de Saquarema, vai disputar a primeira divisão do Carioca pela primeira vez. O clube contou com o investimento do deputado federal bolsonarista Lourival Gomes (PP-RJ), que está no cargo legislativo desde 2015.
A equipe conta com o atacante Elias, de 36 anos. No currículo, ele acumula passagens por Botafogo, Figueirense, Cuiabá, Juventude e América-RN.
Terra do surfe?
E por falar em Saquarema, a cidade vai ser a casa de três clubes no Estadual. Boavista e Sampaio Corrêa são do município e vão jogar no Elcyr Resende, estádio que também será utilizado pelo Audax.
Saquarema é conhecida como a terra do surfe. A cidade costuma ser sede da etapa do Circuito Mundial da modalidade.
Brocador na área
Campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo, Hernane Brocador foi a grande contratação da Portuguesa-RJ. No ano do centenário do clube, o atacante vai usar a camisa de número 100.
Irmão do Vini Jr
José Oliveira Neto, o Netinho, é irmão de Vini Jr. e defende Boavista. Ele foi promovido da base e vai integrar o elenco na disputa do Carioca.
Brasil afora
O Carioca também vai viajar pelo Brasil, com jogos fora do Rio de Janeiro. Até aqui, são cinco partidas em outros Estados.
Na estreia, o Flamengo enfrentou o Audax na Arena da Amazônia, em Manaus. No domingo, o Nova Iguaçu enfrenta o Rubro-Negro no Almeidão, Paraíba.
No dia 27, a Portuguesa recebe o Fla na Arena das Dunas, no Rio Grande do Norte. No dia seguinte o Bangu encara o Vasco em Brasília. No dia 31, o Sampaio Corrêa manda o jogo contra o time da Gávea no Mangueirão, em Belém.
O Maracanã passa por um processo de recuperação do gramado. O estádio fica fechado até o dia 04 de fevereiro.