O tenista Rafa Matos se tornou, no domingo (25), o primeiro brasileiro a vencer um título no Rio Open, o maior torneio sul-americano do circuito profissional, disputado desde 2014. Ao lado do colombiano Nicolas Barrientos, Matos, 58º colocado no ranking de duplas, derrotou na final a parceria austríaca de Alexander Erler e Lucas Miedler por 2 sets a 0 (6-4 e 6-3).
Antes de Matos, Marcelo Melo alcançou duas finais do torneio (2014 e 2023), Bruno Soares, uma (2022), e Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, ficaram com o segundo lugar juntos em 2019.
Atual campeão júnior do US Open, o brasileiro João Fonseca caiu nas quartas para Navone. Ficaram para trás na mesma etapa Thiago Monteiro e Thiago Seyboth Wild. Fonseca se tornou o primeiro tenista nascido em 2006 a vencer uma partida no circuito da ATP, na primeira rodada do Rio Open.
Matos, por sua vez, é dono de um título de major não júnior, tendo levantado o troféu de duplas mistas do Australian Open no ano passado, ao lado de Luisa Stefani.