Por Pedro Sobreiro
Com a vitória no Fla-Flu de domingo, o Flamengo se tornou o virtual campeão da Taça Guanabara 2024. Para evitar que o Rubro-Negro da Gávea leve o título do turno, somente se uma tragédia acontecesse para a torcida do Botafogo, que vai enfrentar o Fluminense na última rodada da fase de grupos do Campeonato Carioca.
Com o fim da rodada, o Flamengo se isolou na liderança do torneio com 24 pontos. Em segundo lugar, o Fluminense conquistou 21 pontos. Com a mesma pontuação, o Nova Iguaçu ocupa a terceira colocação, mas perde para o Tricolor no saldo de gols.
Na próxima e última rodada, o Flamengo enfrenta o Madureira e pode até perder para seguir com a Taça, isso porque o Fla tem saldo de 19 gols. Caso o Fluminense vença o Botafogo na rodada final e o Rubro-Negro perca, o Flu, que tem saldo de oito gols, chegará aos mesmos 24 pontos do rival, mas terá de golear o Alvinegro por 12 gols de diferença se quiser conquistar a Guanabara.
Por mais que a fase do Glorioso não seja boa, parece muito improvável sofrer uma goleada desse porte. A situação fica ainda mais complicada para o Nova Iguaçu, que tem apenas quatro gols de saldo. Para surpreender a todos, teria que vencer o Volta Redonda, fazendo ao menos 16 gols no Voltaço.
Clássico da Amizade
Se o campeão da Taça Guanabara já está praticamente definido, o mesmo não pode ser dito do último classificado para o mata-mata do Carioca.
Com 19 pontos, o Vasco da Gama ocupa a quarta colocação. Faltando uma rodada para o fim, ele depende apenas de si mesmo para se classificar para o mata-mata.
Já o Botafogo, que está na quinta posição, só se classificará em caso de vitória no clássico contra o Fluminense, precisando torcer ainda pela derrota do Vasco.
Ambos os jogos serão disputados no domingo (2). No entanto, o Cruzmaltino entrará em campo contra a Portuguesa, em São Januário, às 18h10. E como o Clássico Vovô será disputado às 16h, no Maracanã, existe a possibilidade do Vasco já entrar em campo sabendo do placar que precisa para avançar para a próxima fase.
Fundamental para 2025
Por não contar mais com o prestígio de outras épocas, já que a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro sequer paga uma premiação para o vencedor, o Campeonato Carioca é importante apenas para garantir a vaga na Copa do Brasil da temporada seguinte. No caso, os quatro melhores colocados ganham vaga direta no torneio de 2025. A quinta vaga fica destinada ao campeão da Taça Rio, que será um mata-mata disputado entre os times que ocupam da oitava à quinta colocação na tabela.
Ou seja, caso queira jogar a Copa do Brasil 2025, Botafogo ou Vasco terá de ganhar a Taça Rio.
Semana agitada
Com essa pressão do Carioca, três dos quatro grandes times do Rio terão jogos decisivos antes do fim de semana.
Nesta terça (27), o Vasco vai a Itajaí, em Santa Catarina, enfrentar o Marcílio Dias pela Copa do Brasil. O Cruzmaltino tem a vantagem do empate, mas vai com força total para evitar vexame.
Na quarta (28), é a vez do Botafogo ir a campo em decisão antecipada. Pela pré-Libertadores, o Alvinegro recebe o boliviano Aurora, no Nilton Santos. Como empatou na Bolívia, basta uma vitória simples para avançar.
Por fim, na quinta-feira (29), o Fluminense recebe a LDU no Maracanã para tentar superar um trauma. Após ser bi-vice para os equatorinados na década passada, o Tricolor precisa de uma vitória simples para faturar o inédito título da Recopa Sul-Americana. Para ajudar a empurrar o time, o Maracanã estará lotado.