A Uefa anunciou as mudanças que entrarão em vigor na Champions League a partir da próxima edição. Em vez dos tradicionais oito grupos de quatro integrantes, totalizando 32 times participando de uma fase de grupos por edição, o novo formato terá 36 equipes disputando em uma 'mini liga'.
Dessa forma os 36 times serão separados em quatro 'potes' e terão seus adversários escolhidos por meio de sorteios. No total, cada equipe fará oito partidas obrigatórias.
Metade das partidas será jogada como visitante e a outra metade como mandante, mantendo a isonomia do torneio. Cada time enfrentará duas equipes de cada "pote" sorteado, totalizando os oito jogos. Assim, os oito clubes de melhor desempenho nessa "mini liga" serão classificados diretamente para as Oitavas de Final, dando início a uma fase de mata-mata.
As equipes que ficarem entre a 9ª e a 24ª colocação vão disputar um "playoff" entre si para definirem as outras oito vagas das Oitavas. Já os times que ficarem da 25ª posição para baixo, serão eliminados da maior competição europeia.
A partir da fase de mata-mata, nas Oitavas, o formato eliminatório segue idêntico ao que está em vigor nos últimos jogos. Há uma partida de ida e uma de volta, cada uma na casa de um dos envolvidos. O que vencer no placar agregado se classifica para as Quartas de Final, também no modelo de jogo de ida e volta.
As Semifinais também serão mantidas no formato atual, assim como a finalíssima, que será decidida em jogo único em estádio definido previamente pela Uefa.
Ao que parece, o torneio mais disputado do mundo ficará ainda mais difícil de ser vencido. Basta saber se a Conmebol vai tentar copiar esse modelo para os torneios da América do Sul também.