Por Beatriz Cesarini (Folhapress)
George Russell, da Mercedes, venceu o Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1 neste domingo (30). A liderança caiu no colo do britânico da Mercedes nas voltas finais após uma briga cheia de confusões entre Max Verstappen (Red Bull) e Lando Norris (McLaren).
Oscar Piastri (McLaren) ficou com a segunda colocação e Carlos Sainz (Ferrari) completou o pódio. Verstappen ficou em quinto e Norris não conseguiu completar a corrida.
Pole position do fim de semana, Verstappen largou muito bem no circuito Red Bull Ring, em Spielberg, e se manteve na ponta. Lando Norris e George Russell brigaram pela segunda posição, e o britânico da McLaren levou a melhor.
Enquanto isso, Charles Leclerc, que largou em sexto, viveu o caos: perto parte da asa dianteira após tocar em Oscar Piastri e precisou ir aos boxes antes do previsto. Com isso, o monegasco acabou perdendo 13 posições.
Na terceira volta, Lewis Hamilton (Mercedes) passou a perseguir o companheiro de equipe George Russell. O heptacampeão mundial chegou a ganhar a terceira posição, mas o adversário retomou.
O top 10 no 12º giro foi formado por Verstappen, Norris, Russell, Sainz, Hamilton, Piastri, Perez, Ocon, Gasly e Hulkenberg.
Charles Leclerc foi aos boxes novamente na 17ª volta. Ele trocou os pneus duros por médios e acabou voltando em último, com Verstappen na cola, mas pouco depois ultrapassou Logan Sargeant e foi para a 19ª colocação.
Lá na frente, Norris avisou aos seus engenheiros que os pneus duros não estavam rendendo.
Fernando Alonso foi punido com 10 segundos pelos comissários após ter tocado em Zhou e o fazer entrar na área de escape na 21ª volta.
Lewis Hamilton também levou punição após cruzar a linha branca na entrada dos boxes. Sergio Perez também levou cinco segundos de penalidade por excesso de velocidade no pit lane.
Na 40ª volta, Verstappen completou o circuito com um tempo pior e avisou aos seus engenheiros: "Os pneus, de repente, ficaram ruins".
Oito voltas passaram e Verstappen reclamou novamente no rádio. Ele foi aos boxes no 52º giro e Lando Norris também foi. A Red Bull teve problemas e alongou o pit stop do holandês. Foram 6,5 segundos porque o pneu traseiro esquerdo não queria sair. A McLaren demorou um pouco também, mas foi mais eficaz e Norris encostou em Verstappen.
Lando Norris estava se aproximando cada vez mais de Verstappen. Na 55ª volta, a vantagem do líder era de menos de um segundo.
O holandês avisou aos engenheiros que não sentia aderência com seus pneus médios já usados. A McLaren estava melhor e, enquanto Max lutava, Norris só crescia na prova.
A esperança para Verstappen foi em uma punição sofrida por Lando Norris. O piloto da McLaren recebeu uma bandeira preta e branca para não ultrapassar mais os limites.
A 10 voltas para o fim, Norris se aproximava cada vez mais de ultrapassar Max Verstappen, que lutava bravamente para se manter na liderança.
Na volta 64ª, Lando Norris tocou em Verstappen e furou o pneu do rival. O holandês passou a se arrastar na pista e foi ultrapassado. O mesmo aconteceu com o piloto da McLaren e ele também ficou para trás.
Verstappen foi para os boxes para tentar trocar os pneus e retornou ao circuito lá atrás. Norris, com o pneu e traseira estraçalhados, não conseguiu voltar para a pista.
George Russell assumiu a liderança e era perseguido por Oscar Piastri e Carlos Sainz. O safety-car virtual entrou no GP por causa dos destroços dos carros de Verstappen e Norris.
O safety-car deixou o GP e Russell, então, liderou o fim.