Por Stefanie Ramos (Folhapress)
Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu o GP da Grã Bretanha neste domingo (7), na corrida mais disputada da temporada até o momento. O maior vencedor de Silverstone subiu ao lugar mais alto do pódio pela nona vez e chegou a sua vitória de número 104 na carreira. O piloto britânico não vencia uma corrida desde dezembro de 2021.
O próximo Grande Prêmio será o da Hungria, no circuito de Hungaroring, em Budapeste, daqui a duas semanas, no dia 21 de julho.
A corrida
Max Verstappen fez boa largada e assumiu a terceira colocação da corrida, que era de Lando Norris. O holandês pressionou as primeiras posições, mas Lewis Hamilton fez seu papel de segurança e conseguiu se manter em segundo, com seu companheiro de equipe, George Russell, em primeiro.
Norris conseguiu a manobra e passou Verstappen na volta 15, recuperando sua posição da largada. O britânico logo abriu 1s do holandês e levou de brinde a volta mais rápida da prova, naquele momento. Pouco depois, a chuva começou em Silverstone e Piastri também atacou Verstappen, ultrapassando o piloto do Red Bull e se aproximando de seu companheiro de equipe.
Durante as voltas 18 e 20, a corrida ganhou ares de muita emoção. Enquanto Hamilton ultrapassou Russell e assumiu a ponto, na sequência, os pilotos da Mercedes saem da pista e Norris e Piastri se aproximaram. Pouco depois, Lando conseguiu atacar Lewis e assumiu a liderança da prova. Piastri também atacou Hamilton e garantiu a segunda posição.
Na volta 27, Norris, Hamilton e Russell foram para os boxes para colocar pneus intermediários. A decisão da McLaren foi a de manter Piastri na pista. O erro da escuderia, fez o piloto australiano sair para trocar os compostos na volta 28 e acabou voltando apenas na sexta colocação. Nesse período, Verstappen, que já havia feito a troca, ultrapassou George e assumiu a terceira posição.
Perto da volta 40, a pista já estava secando e Hamilton e Verstappen decidiram trocar seus pneus no mesmo momento. Norris continuou na pista com o intermediário. Na sequência, o piloto da McLaren teve que trocar seus compostos também, mas o pit stop foi lento e ele voltou para a pista atrás de Lewis, que assumiu a liderança.
Já no final da corrida, Verstappen usou a asa móvel, abriu por fora e ultrapassou Lando Norris, assumindo a segunda colocação da prova. Apesar disso, o Hamilton ainda estava com uma vantagem de 3 segundos.