Por:

Esportes queimaram a largada

A cerimônia de abertura será na sexta (26), mas os Jogos Olímpicos de Paris começaram na última quarta-feira (24).

O evento de abertura não será a primeira atração dos Jogos. A cerimônia oficial, que será no Rio Sena, está marcada para as 14h30 (de Brasília) da sexta-feira.

Futebol e rúgbi de 7 masculinos deram o "pontapé inicial" da edição. No futebol, Argentina 1x2 Marrocos e Uzbequistão 1x2 Espanha se enfrentaram, com partidas de rúgbi tendo acontecido na sequência.

Handebol e futebol femininos, além do tiro com arco (ambas as categorias), também começam antes da abertura. Tais modalidades serão disputadas a partir desta quinta (25).

Tempo e espaço explicam a necessidade do início precoce dessas modalidades. O formato de disputa de algumas delas impossibilita o encaixe nas duas semanas "oficiais" dos Jogos, entre a cerimônia que abre o torneio e a de encerramento, marcada para 11 de agosto.

No futebol é obrigatório ter pelo menos três dias de recuperação entre jogos, e os finalistas terão seis compromissos (três da fase de grupo, mais quartas, semi e final). A modalidade será disputada em quase três semanas - 19 dias no masculino, e 18 no feminino. O tempo mínimo entre partidas também se aplica ao handebol.

Já o rúgbi de 7 e o tiro com alvo dividem palco com outros esportes. O Stade de France receberá as provas de atletismo em 2 de agosto, tendo apenas dois dias para ser ajustado após a final do rúgbi. O tiro com arco, por sua vez, será realizado no Invalides, onde ocorrerá o ciclismo.

E por conta do formato diferenciado da cerimônia de abertura, que trará delegações em pé nos barcos, o time feminino de vôlei brasileiro decidiu não participar para preservar a parte física.