Por:

Brasil ganha suas primeiras medalhas

Por Pedro Sobreiro

Este domingo (28) foi muito especial para o Time Brasil nas Olimpíadas de Paris. Isso porque os atletas conquistaram as primeiras medalhas brasileiras no evento.

O dia começou com o judoca Willian Lima conquistando a medalha de prata na categoria de até 66kg do Judô. O paulista estava em sua primeira olimpíada e teve de encarar na final o japonês Hifumi Abe, o então campeão olímpico.

No tatame, Abe aplicou dois waza-ari, que somados deram uma vitória por ippon.

Paralelamente, a Fadinha Rayssa Leal vivia momentos de incerteza na prova de Skate Street feminino. Com muitos erros na pista, ela penou para se classificar às finais, mas ainda assim registrou a maior nota da final, um surpreendente 92,88, que não foi o bastante para mantê-la viva na disputa pelo ouro.

Porém, o bronze foi muito festejado, já que houve risco real dela sequer chegar ao pódio. Felizmente, enquanto as adversárias já estavam tentando manobras mais ousadas - e falhando - a fadinha conseguiu executar sua manobra com perfeição, conquistando um 88,83 e chegando ao bronze no momento final. Com isso, aos 16 anos, ela se tornou a atleta brasileira mais jovem a subir ao pódio em duas edições de Olimpíadas consecutivas.

Praticamente ao mesmo tempo, Larissa Pimenta teve de enfrentar a atual campeã do mundo, a italiana Odette Giuffrida, na disputa pelo bronze da categoria de até 52 kg do Judô. Com muita paciência, ela levou a disputa para o golden score e venceu por acúmulo de punições da adversária.

As três primeiras medalhas brasileiras saíram em um intervalo mágico de 21 minutos.