Por:

Brasil se classifica no limite

Por Lucas Bombana (Folhapress)

Com a expulsão da atacante Marta ainda nos acréscimos do primeiro tempo, o Brasil não foi páreo para a atual campeã mundial Espanha e perdeu por 2 a 0 na quarta (31) em partida realizada no Stade de Bourdeaux, na segunda derrota seguida nas Olimpíadas.

O primeiro gol do jogo foi marcado quando o cronômetro marcava 22 minutos do segundo tempo pela atacante Athenea, completando no rebote após chute cruzado da meio-campo Caldentey. Nos acréscimos da etapa complementar, Alexia Putellas marcou um belo gol com um chute forte da entrada da área no canto esquerdo da goleira brasileira.

A derrota poderia ter representado uma despedida melancólica de Marta com a camisa da seleção brasileira. Aos 50 minutos do primeiro tempo, quando o jogo já se encaminhava ao fim da primeira etapa, Marta foi expulsa após levantar o pé em uma disputa de bola e quase acertar a cabeça da adversária Carmona.

A craque de 38 anos, que declarou neste ano que as Olimpíadas podem ser sua última participação com o Brasil, saiu de campo aos prantos, no dia em que completou 201 jogos com a camisa da seleção brasileira. Ela é a segunda maior artilheira do futebol nos Jogos Olímpicos, com 13 gols em seis participações, atrás apenas de Cristiane, que tem 14 bolas na rede.

Marta tem duas pratas em Olimpíadas, em Atenas-2004 e Pequim-2008, perdendo nas duas edições para os Estados Unidos.

Mesmo com o resultado ruim, a seleção brasileira conseguiu se classificar para a fase quartas de final de Paris-2024 como uma das duas melhores terceira colocadas dos grupos.

No grupo C do Brasil, a Espanha se classificou em primeiro com 9 pontos, com o Japão, que venceu a Nigéria nesta quarta, em segundo, com 6 pontos.

O Brasil, que venceu a Nigéria na estreia e perdeu para o Japão na sequência, ficou com 3 pontos e foi beneficiado pela derrota da Austrália para os Estados Unidos por 2 a 1 nesta tarde. A Austrália também tem 3 pontos, mas ficou com -3 de saldo, o primeiro critério de desempate do torneio, enquanto o Brasil tem -2 de saldo.