O Brasil foi eliminado nas quartas de final do torneio de basquete masculino das Olimpíadas. A seleção foi derrotada pelos Estados Unidos por 122 a 87, nesta terça (6), na Arena Bercy, em Lille.
Os EUA dominaram e venceram jogando bonito. Bolas de três precisas, bandejas acrobáticas se desvencilhando da marcação e belas enterradas marcaram uma atuação digna de Harlem Globetrotters, o time nova-iorquino que não integra a NBA e ficou conhecido mundialmente por suas acrobacias com a bola laranja. Foi desse jeito que os norte-americanos alcançaram sua maior vitória em Paris, por 35 pontos, superando a margem de 26 alcançada contra a Sérvia.
Os EUA, atuais tetracampeões olímpicos e grandes favoritos a novo título, voltarão à quadra na próxima quinta (8). Os norte-americanos enfrentarão na semifinal a Sérvia, que superou a Austrália nesta terça após reverter desvantagem de 24 pontos. O 'Dream Team' segue 100% no torneio, com quatro vitórias em quatro jogos.
Bruno Caboclo foi um destaque positivo do Brasil. O pivô terminou como o cestinha da partida, com 30 pontos em 20 arremessos de quadra. Alguns desses pontos, é bem verdade, vieram quando o jogo já estava totalmente definido. Marcelinho Huertas também contribuiu bem, com nove pontos e cinco assistências, e teve seu nome gritado por torcedores presentes na arena.
Com a ida às quartas, a seleção alcançou o melhor resultado olímpico em 12 anos. O Brasil sequer esteve presente no basquete masculino em Tóquio. A equipe de Aleksandar Petrovic não conseguiu quebrar um tabu histórico: em dez jogos contra os EUA nas Olimpíadas, dez vitórias para os norte-americanos.