Por:

Resgate do futebol capixaba

Parte importante da identidade e da cultura nacional, o Futebol ocupa um lugar especial no coração dos aficionados pelo esporte. Foi pensando nisso que a Midiateca Capixaba decidiu unir a paixão com a necessidade de preservar a história do Estado e, assim, nasceu a "Coleção Colaborativa Midiateca em Campo".

A coleção tem o objetivo de incentivar os capixabas apaixonados por futebol a compartilharem seus registros, histórias e memórias sobre o futebol no Espírito Santo, a fim de não deixar que esta história seja esquecida.

De narrativas sobre clubes locais, personalidades marcantes, decisões importantes, até histórias de torcedores ou momentos do futebol amador, a coleção pretende reunir os mais diversos tipos de materiais: vídeos, fotos, áudios, textos, cartazes, pôsteres, súmulas, entre outros conteúdos, que façam parte de acervos pessoais ou institucionais.

Os colaboradores serão parte ativa da construção coletiva de um vasto acervo público em torno da história e da memória do futebol no Espírito Santo, a ser reunido e disponibilizado pela Midiateca Capixaba em uma única plataforma, on-line e de fácil acesso à população.

"As coleções colaborativas da Midiateca têm como objetivo a criação de acervos comunitários que representam as várias culturas presentes no território. Trazer o futebol para a plataforma é uma forma de preservar a história dos times e personagens que marcaram a memória afetiva de gerações de capixabas que acompanham o esporte, seja torcendo, seja competindo", aponta Paula Nunes, coordenadora da Midiateca Capixaba.

Tanto instituições quanto apaixonados por futebol, incluindo torcedores independentes, membros de torcidas organizadas ou participantes de outras associações de base comunitária, bem como pesquisadores, colecionadores e profissionais de comunicação, entre outros, estão convidados a contribuírem com o acervo.

Os interessados devem fazer o cadastro pelo site: https://midiateca.es.gov.br/secult/submissao-de-itens-futebol/.