Copa do Brasil: uma várzea

Lambança da CBF desvaloriza o torneio favorito dos brasileiros

Por

As semifinais da Copa do Brasil nem começaram e já estão dando o que falar. As datas dos jogos conflitavam com os jogos das seleções pela Data FIFA, o que afetaria os elencos de Atlético-MG e Flamengo, que tem muitos jogadores nas listas de convocados. A pedido das duas instituições, a CBF atrasou as partidas de volta, o que está dando um problema gigantesco.

Isso porque os outros dois semifinalistas, Corinthians e Vasco, foram consultados sobre a mudança de datas e negaram a proposta de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. Então, a entidade simplesmente ignorou a manifestação dos dois clubes e remarcaram os jogos à revelia.

O problema é que essa mudança de jogos afeta diretamente o calendário do Corinthians, que está na Zona de Rebaixamento no Campeonato Brasileiro e agora terá desfalques para a partida contra o Athletico-PR, adversário direto na parte de baixo da tabela do Brasileirão, justamente por conta da Data FIFA.

Já o Vasco reclama que nas quartas de final da Copa do Brasil teve atletas convocados para a Data FIFA que retornaram ao Brasil horas depois dos jogos de suas seleções para atuarem na Copa do Brasil, que não adiou os jogos. Se pode adiar para Flamengo e Atlético-MG, por que não adiaram para o Vasco na fase anterior, em que a equipe se encontrava nesta mesma situação?

Corinthians e Vasco acionaram o STJD contra a CBF, solicitando que a remarcação feita pela entidade seja revertida, afinal fere o regulamento do torneio, que proíbe mudanças por conta da Data FIFA.

Já o Flamengo emitiu uma nota alegando que Corinthians e Vasco estão querendo tirar vantagem da situação e repudiou o protesto dos adversários.

No fim das contas, os quatro clubes estão corretos em suas reinvindicações. O grande vilão do caso é a CBF e sua desorganização catastrófica. Já passou da hora da CBF levar seus calendários a sério.