O clima da eleição do Flamengo, que acontece na próxima segunda-feira (09), começou a esquentar. O atual presidente do clube, Rodolfo Landim, que não pode mais se reeleger, mas apoia uma chapa à sua sucessão, entrou com uma ação judicial contra o próprio clube para mudar as regras a respeito dos documentos que serão apresentados pelos votantes.
Landim pede para que seja afrouxada a obrigatoriedade da apresentação da carteirinha do clube junto a um documento que possua RG e CPF do sócio. A sugestão do mandatário é que seja apresentado na votação apenas um dos documentos.
Em sua justificativa, Landim argumenta que "a nova condição ao exercício do sufrágio, além de ter sido imposta por órgão que não possui competência, é ilegal, por ausência de fundamentação estatutária e legal, bem como desarrazoada e desproporcional, na medida em que causará tumulto desnecessário no dia das eleições".
O moço até pode ter razão. Mas tem muita gente de orelha em pé no clube com suas boas intenções.
Candidatos
Três chapas concorrem foram homologadas para a eleição. Elas são encabeçadas pelos candidatos Luiz Eduardo Baptista (Bap), Maurício Gomes de Mattos e Rodrigo Dunshee. Mais de 6 mil pessoas estão aptas a votar e o vencedor comandará o clube no triênio 2025-2026-2027.