Fonseca ganha em Melborne

Tenista avança na classificatória para o Aberto da Austrália

Por

Jogador está em um bom início de temporada neste ano de 2025

Em busca de sua primeira participação na chave principal de um slam como profissional, João Fonseca começou bem sua campanha no Australian Open de 2025. O carioca de 18 anos, atual 113 do ranking, superou o obstáculo inicial no qualifying ao fazer 6/4 e 6/0 em cima do argentino Federico Gómez (136), cabeça de chave 29 do classificatório.

Seu próximo obstáculo será passar pelo jovem Coleman Wong (172), de Hong Kong, Se voltar a avançar, o brasileiro vai encarar na última rodada do qualifying o vencedor do jogo entre o argentino Thiago Tirante (115) e o francês Titouan Droguet (185).

O jogo

Fonseca começou a partida afiado, quebrando o serviço de Gómez após um longo primeiro game. Depois disso, passou a confirmar seu serviço sem grandes problemas, enquanto o oponente, que tinha problemas para impor seu jogo agressivo, penava para manter-se perto no placar. O argentino, contudo, não teve sequer um break point, e o brasileiro fez 6/4 no set inicial.

A segunda parcial começou com outra quebra de Fonseca em um game longo. Depois disso, o argentino não mostrou mais poder de reação, e João disparou no placar até fechar a partida.

Outros resultados

Ao todo, o Brasil terá três tenistas na segunda rodada do quali em Melbourne, já que Laura Pigossi e Thiago Monteiro também avançaram. A paulista, 165 do ranking, fez 6/3 e 6/1 em cima da espanhola Guiomar Maristany (199) e vai encarar na sequência a suíça Viktorija Golubic (90), cabeça de chave número 2 do qualifying.

Entre os homens, Thiago Monteiro (106) conseguiu uma vitória apertada sobre o australiano Jason Kubler (841): 7/6(4) e 7/6(4). Na segunda fase, o cearense terá pela frente o francês Valentin Royer (203).

Felipe Meligeni (150) e Gustavo Heide (175), que também estavam no quali, já deram adeus. O campineiro abandonou com mal estar após dois sets jogados contra o francês Clément Chidekh (191). Heide, por sua vez, encarou o ex-top 30 Laslo Djere (114) e não resistiu. Perdeu por 6/3 e 6/1.

Por Alexandre Cossenza (Folhapress)