João Fonseca perde, mas sai gigante

Por

Terminou na segunda rodada da chave principal a caminhada de João Fonseca no Australian Open. O brasileiro de 18 anos perdeu por 3 sets a 2 para o italiano Lorenzo Sonego, parciais de 6/7 (6/8), 6/3, 6/1, 3/6 e 6/3, e se despediu de seu primeiro Grand Slam.

O italiano, desde o início do confronto, pôs em prática uma estratégia de não dar ritmo ao brasileiro. Ele sabia que trocar pancadas no fundo de quadra não lhe seria produtivo. Então, usou, sim, boas pancadas, mas preferiu encurtar os pontos, com deixadinhas e subidas à rede, o que tirou o rival de sua zona de conforto.

No primeiro set, mesmo muito mais ameaçado em seu saque, Fonseca evitou quebras e usou sua já notável frieza em momentos críticos para vencer o tie-break. No segundo e no terceiro, Sonego foi claramente superior. Então, no quarto, o brasileiro conseguiu uma quebra, ganhou confiança e usou as arquibancadas cheias de brasileiros para sustentá-la.

Na quinta parcial, uma quebra no oitavo game deu ao italiano a chance de sacar para o jogo. Então, ele usou a arma que funcionou durante quase toda a partida para fechar o placar.

Próximos desafios

O carioca de 18 anos volta à quadra para o Challenger 125 de Quimper, na França. A competição será disputada entre 21 e 26 e janeiro, durante a segunda semana do Australian Open. Depois, Fonseca seguirá em território francês para representar o Brasil na primeira rodada da Copa Davis. Os brasileiros encaram a equipe da França, em partida que será disputada em Orleans, entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro.