Por Renan Liskai (Folhapress)
A Data FIFA de março chegou ao fim, e a Copa teve quatro seleções participantes definidas. Por outro lado, há quem deu adeus ao sonho de ir ao Mundial, e outros seguem firmes na luta.
O Japão foi a primeira seleção - que não será sede - confirmada na Copa do Mundo. Os japoneses confirmaram a vaga na vitória sobre o Bahrein por 2 a 0 - eles ainda empataram por 0 a 0 com a Arábia Saudita nesta Data Fifa.
A Nova Zelândia confirmou o favoritismo na Oceania. Os neozelandeses aproveitaram o novo regulamento, que dá vaga direta ao campeão das Eliminatórias locais, venceram a Nova Caledônia por 3 a 0 e voltarão a jogar uma Copa após 16 anos.
O Irã também carimbou o passaporte. Os asiáticos venceram os Emirados Árabes Unidos por 2 a 0 e empataram com o Uzbequistão por 2 a 2 para se garantiram com antecedência. O país vai para a sua quarta Copa do Mundo consecutiva.
A Argentina confirmou vaga na América do Sul. A Albiceleste venceu o Uruguai por 1 a 0 no primeiro jogo da Data Fifa e contou com um empate dos próprios uruguaios com a Bolívia no jogo seguinte para se garantirem antes mesmo de enfrentarem o Brasil.
Estados Unidos, México e Canadá já estavam garantidos na Copa. O trio sediará os jogos da competição.
QUEM JÁ ESTÁ FORA?
Ásia: Mongólia, Maldivas, Guam, Sri Lanka, Macau, Camboja, Timor Leste, Brunei, Butão, Laos, Afeganistão, Índia, Síria, Myanmar, Tailândia, Singapura, Malásia, Taiwan, Turcomenistão, Hong Kong, Vietnã, Filipinas, Tadjiquistão, Paquistão, Iêmen, Nepal, Líbano, Bangladesh e Coreia do Norte.
África: Seychelles, Eritreia, São Tomé e Principe e Chade.
América do Norte, Central e Caribe: Ilhas Turks e Caicos e Ilhas Virgens Americanas.
Oceania: Ilhas Cook, Samoa Americana, Tonga, Samoa, Fiji, Ilhas Salomão, Papua Nova-Guiné, Taiti e Vanuatu.
América do Sul: ninguém.
Europa: ninguém.