Por:

Piastri vence o GP do Bahrein

Por Beatriz Cesarini (Folhapress)

Oscar Piastri ganhou o Grande Prêmio do Bahrein, quarta corrida da atual temporada da Fórmula 1, neste domingo (13), após liderar de ponta a ponta. A prova teve show de Lewis Hamilton, que operou várias ultrapassagens e chegou na quinta colocação depois de largar em nono.

O pódio, com Piastri no topo, teve George Russell em segundo e Lando Norris em terceiro. O brasileiro Gabriel Bortoleto ficou com a penúltima posição.

É importante destacar, porém, que Russell tem a posição ameaçada, porque está sob investigação após um incidente no DRS, a asa móvel. O carro do piloto da Mercedes teve problemas eletrônicos e, quando ele acionou o rádio, o DRS foi ativado. A asa abriu rapidamente, logo fechou e o competidor tirou o pé para não ganhar vantagem.

O início do GP do Bahrein teve como destaque Lando Norris, que saiu de sexto e conseguiu se firmar na terceira colocação nas primeiras voltas. Russell tentou ultrapassar Piastri, mas o australiano se segurou na ponta.

La atrás, Gabriel Bortoleto acabou sofrendo a ultrapassagem para Lance Stroll e caiu para o 19º lugar.

Norris largou super bem, mas teve um incidente notado pelos comissários da prova. O carro ficou mal posicionado na grelha de largada do grid e ele ficou sob investigação.

Com isso, o piloto tomou cinco segundos de punição. Prontamente, a McLaren avisou Norris pelo rádio e pediu para o competidor atacar o segundo colocado Russell, a fim de ganhar o máximo de tempo antes de ir aos boxes para cumprir a penalidade.

A briga foi boa no meio. Quase que na décima volta, Lewis Hamilton passou a atacar Sainz pela oitava colocação e o espanhol conseguiu evitar até que o britânico abriu a asa móvel. A ultrapassagem, então, foi inevitável.

Na 45ª volta, Carlos Sainz recebeu uma punição de 10 segundos por forçar outro carro para fora da pista. Com um furo no carro, ele precisou ir aos boxes, abandonou a prova e Gabriel Bortoleto assumiu, então, a 19ª posição.