Um ano para as Olimpíadas de Paris 2024
Em comemoração, COI revelou a Tocha Olímpica de 2024
Por Pedro Sobreiro
O tempo passou voando e agora falta exatamente um ano para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Em comemoração, o Comitê Organizador desta edição revelou, na terça-feira (25), os designs das Tochas Olímpica e Paralímpica.
Durante a cerimônia, foi revelado que serão 11 mil condutores para apenas 2 mil tochas. O que significa que, diferentemente da Rio 2016, nem todos poderão levar o objeto histórico para casa.
O designer por trás da tocha é o francês Mathieu Lehanneur, que revelou ter achado o processo de criação do objeto muito mais complicado do que pensava antes de embarcar no projeto. Esse processo trouxe um desafio muito grande que foi compreender o conceito e a função da Tocha Olímpica em si. E a conclusão que chegou é que ela deve ser um símbolo que eleve a beleza de algo ainda mais simbólico: a Chama Olímpica.
"Eu queria me afastar da tocha aparecendo como um objeto de conquista. A magia não é a tocha em si, mas a Chama Olímpica", disse o designer.
Priorizando a simetria, a tocha é feita de aço e trará a cor bordô do lado externo. Sua concepção foi baseada em três pontos fundamentais: Paris, Paz e Igualdade.
A cidade sede é representada pelas curvas sinuosas presentes na parte de baixo da tocha, simulando o Rio Sena. A "Paz" está associada à própria criação da tocha, que é um símbolo de desportividade e fraternidade. Já a "Igualdade" se faz presente na simetria da tocha.
Os Jogos Olímpicos acontecerão entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024, em Paris.