Por:

Paraguai na contramão da América do Sul

O governo chinês afirma que Taiwan é parte inalienável do território da República Popular da China -e a maior parte do mundo está com a China nessa, inclusive o Brasil. Mas o Paraguai é um dos poucos países que não segue essa linha, sendo o único da América do Sul que reconhece a ilha como um território independente.

A diplomacia entre os dois países começou em 1957 e intensificou-se entre 1995 e 1997, quando o presidente de Taiwan na época, Lee Teng-hui, visitou o Paraguai para assinar diversos tratados: transporte aéreo, protocolo de facilitação comercial, convênio no setor agrícola, acordos de importação e exportação, entre outros. Foi aí que as capitais Taipé e Ciudad de Asunción firmaram o convênio Hermandad.

Até 1999, existiam acordos formais que ajudavam na emigração de taiwaneses ao Paraguai. Por isso, há uma grande concentração de taiwaneses no país vizinho, especialmente na Ciudad del Este.

De acordo com o geógrafo e historiador Anísio Leite, os paraguaios têm interesse em receber mercadorias vindas de Taiwan. Enquanto o país asiático busca apoio entre as nações menores para conquistar maior reconhecimento internacional e chegar a organizações internacionais, como a das Nações Unidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.