Niterói abraça terceira idade
Ginástica gratuita pela manhã e uma oportunidade de conhecer pessoas e se exercitar: é esse combo que a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso, oferece ao público da terceira idade da cidade, com o projeto Niterói 60 UP. A princípio, o projeto estará disponível em 15 pontos da cidade, em datas e horários específicos.
De acordo com o secretário José Antônio Fernandez, o programa tem o intuito de misturar saúde e bem-estar, para ajudar na qualidade de vida do idoso.
"As atividades sociais e culturais geram sentimentos positivos e evitam a depressão, principalmente nessa parcela da população, acima dos 60 anos. A nossa grande intenção é permitir essa interação. Fazer com que os idosos possam sair de casa, conversar, conhecer pessoas novas... Nosso objetivo principal é dar a eles qualidade de vida, pela socialização", explica Fernandez.
O secretário explica que a cidade precisava de um projeto com o objetivo de aumentar a qualidade de vida e reduzir o adoecimento dos idosos, já que é um dos municípios com maior porcentagem de população acima de 60 anos, se comparado ao restante do país.
Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros — 29,3 milhões de pessoas.