Por Raphaela Cordeiro
Começou a montagem do Natal Imperial, em Petrópolis. Nesta terça e quarta-feira (15 e 16), a companhia de trânsito realizou algumas alterações no trânsito para o início dos trabalhos da decoração especial. O trânsito na Rua Alfredo Pachá foi interditado. Além disso, a Rua Padre Siqueira está operando em mão invertida, como já é de costume durante eventos que utilizam o Palácio de Cristal. As duas ruas cercam o atrativo, local onde se concentra a maior parte da programação do evento.
O Natal Imperial está programado para acontecer entre os dias 30 de novembro e 8 de janeiro e os guias de turismo comemoram a retomada dos grandes eventos na cidade. "Esse é mais um evento para ajudar a cidade a se levantar, na parte do turismo, que também engloba restaurantes, hospedagem, passeios... Os guias ficaram muito tempo sem poder trabalhar por causa da pandemia e logo depois teve a tragédia na cidade. Então com todos esses eventos a cidade vêm se preparando para receber os turistas", disse o guia de turismo, Renato Marques.
As principais programações do Natal Imperial acontecem no Palácio de Cristal e na Praça da Liberdade. Mais de 20 pontos por toda a cidade receberão iluminação e decoração especial. A casa do Papai Noel vai ser montada no Palácio e, na Praça, haverá uma árvore de 20 metros. O túnel de luz será montado na Rua Dezesseis de Março.
A abertura oficial do Natal Imperial acontece no primeiro dia de dezembro com um grande show na Praça da Liberdade. Este ano, o evento coincide com a Copa do Mundo e, por isso, um telão será montado no local para a transmissão dos jogos do Brasil. Haverá, ainda, programação cultural, gastronomia com barracas de comida e bebidas, e food bikes nos principais pontos da festa.