Sete de Setembro movimenta a Serra
Petrópolis comemora Dia da Independência com desfile cívico que reuniu 2,8 mil pessoas
Por Raphaela Cordeiro
Na manhã desta quinta-feira (7), aconteceu o Desfile Cívico pela Independência do Brasil, em Petrópolis. Cerca de 2.800 pessoas desfilaram pela rua do imperador, no Centro da cidade. O desfile pela Independência do Brasil reuniu cerca de 32 grupos, entre escolas e instituições. A abertura aconteceu com o desfile do 32º Batalhão de Infantaria Leve, seguido do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Civil e SAMU. Em seguida, as escolas municipais desfilaram com suas bandas, além de ONGS e outras instituições.
Os desfiles cívicos acontecem em todo o Brasil, em celebração a independência do país. Neste ano, são celebrados os 201 anos da independência brasileira da Corte Portuguesa. O objetivo dos é promover o nacionalismo, o patriotismo, o civismo e a cidadania.
A celebração em Petrópolis começou por volta das 9h30. A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), desde às 8h, realizou um esquema especial de trânsito. O lado par da Rua do Imperador foi interditado até um pouco depois das 12h.
Uma das escolas participantes foi a Escola Municipal Nilton São Thiago, que além da banda, encantou o público com uma apresentação de ginástica. "Foi muito gratificante. Nós temos uma banda de 6 anos e estamos no ato cívico durante toda a semana. Trouxemos ao desfile os 80 componentes da banda e é muito bom viver esse momento da Independência do Brasil", disse o diretor da escola, Anderson Oliveira.
Para a aposentada Lindaura Leite, o desfile teve um significado ainda mais especial. "Estou voltando a assistir após sete anos. Hoje tem um significado especial. Minha neta está desfilando pela primeira vez na turma dos escoteiros", relatou.
Entre as cidades da região, Teresópolis cancelou o desfile devido à previsão de chuvas intensas. Paty do Alferes, Três Rios e Nova Friburgo também realizaram desfiles nesta quinta-feira, pela manhã. Já Paraíba do Sul desfilou na quarta-feira à noite.