O nome da cidade de Campos figura em destaque na publicação do Índice de Gestão Fiscal da Firjan (IGFF) em função da subida de posições no ranking estadual que mede a qualidade da gestão fiscal dos 92 municípios fluminenses. Graças à metodologia de gestão fiscal, o município subiu 50 posições nos últimos dois anos, saindo da 73ª posição para a 23ª.
Na comparação com cidades em condições similares, como São João de Meriti, Belford Roxo e Niterói, Campos se destaca significativamente na sua trajetória de crescimento no IFGF, com demonstração de gestão fiscal em ascensão. Em 2022 alcançou o IGFF de 0,683, superando a média nacional. O prefeito Wladimir Garotinho agradeceu o empenho dos servidores.
"Foi divulgado o Índice de Gestão Fiscal da Firjan dos 92 municípios do Estado. Em dois anos, a nossa gestão subiu 50 posições. Encontramos Campos na posição 73 e em dois anos já elevamos a cidade para a posição 23. A meta interna do nosso grupo de gestão é a de que, até o final desse primeiro governo, nosso município esteja entre os 10 melhores do estado em gestão pública", disse Wladimir, ainda agradecendo à população pela confiança e aos servidores municipais pelo trabalho que viabilizou as melhorias apontadas no IGFF.
O secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Resende explica que o IGFF é composto pelos indicadores de "Autonomia", "Gastos com Pessoal", "Liquidez" e "Investimentos". O índice é categorizado em quatro níveis: "Crítica" para valores abaixo de 0,4; "Dificuldade" para resultados entre 0,4 e 0,6; "Boa" para valores entre 0,6 e 0,8; e "Excelência" para valores acima de 0,8. Rodrigo aponta na linha do tempo o desempenho em curva ascendente na qualidade da Gestão Fiscal do município, com ênfase a partir de 2022.
"Em 2020, Campos ocupava a 4.724ª posição no ranking nacional e a 73ª no estadual, com um IGFF geral de apenas 0,2547. No entanto, esse cenário mudou drasticamente nos anos subsequentes. Em 2022, o município continuou sua ascensão, alcançando a 2.288ª posição no ranking nacional e a 23ª no estadual, com um IGFF de 0,683, ainda acima da média nacional que foi de 0,6250, também segundo dados da Firjan. Se analisados por um prisma das magnitudes, a ascensão de Campos em apenas três anos é no mínimo impactante. O IGFF do município cresceu 168,16% no período, a cidade galgou 2.436 posições em âmbito nacional e 50 posições no estado do Rio de Janeiro", detalha o secretário.