Por: Gabriel Rattes*

Petrópolis ganha escola pública bilingue

Secretários Bernardo Rossi e Roberta Barreto vistoriaram obras e conversaram com moradores | Foto: Divulgação

O Ciep Santos Dumont, no bairro Independência, em Petrópolis, será reaberto pelo Governo do Estado no início do ano que vem. O anúncio foi feito nesta semana pelos secretários de Estado de Educação, Roberta Barreto, e de Governo, Bernardo Rossi, após vistoria no local das obras. O Ciep terá funcionamento em tempo integral e ensino intercultural de Alemão para estudantes do ensino fundamental II e ensino médio. As obras estão sendo concluídas para que a unidade volte a atender à comunidade com o novo modelo de ensino bilíngue, já no início do ano. As matrículas serão abertas ainda este mês.

A definição das turmas foi feita a partir de um levantamento da Seduc, que identificou carência a partir do ensino fundamental II na região. "A Seduc vai abrir as turmas a partir do 6º ano, pois é uma demanda dos moradores. Hoje o ensino público na região vai apenas até o 5º ano; daí em diante, os estudantes precisam sair do bairro para continuar os estudos. Por isso levamos esta demanda ao governador Cláudio Castro, que entendeu a urgência de reativar o Ciep", acrescenta o secretário de Governo Bernardo Rossi.

"Reabrir este Ciep é muito importante para os moradores. Temos uma quantidade muito grande de crianças e jovens que moram no Independência. Mais da metade deles hoje precisam sair do bairro para continuar os estudos em outras escolas", assinala Adão Moreira Pena, que mora no Independência há 55 anos.

Inicialmente o Ciep Santos Dumont terá quatro turmas: duas turmas do 6º ano do ensino Fundamental II, e duas do 1º ano do ensino Médio. A previsão é de que inicialmente 150 vagas sejam disponibilizadas, considerando as quatro turmas. As matrículas serão abertas pela Secretaria de Estado de Educação ainda em novembro. A visita técnica foi acompanhada pelas futuras diretoras da unidade Cristiane Nery de Freitas Bastos e Nelli Vasconcellos.

Primeira escola bilíngue Brasil-Alemanha

Além de ter todas as outras disciplinas regulares, o Ciep contará com ensino intercultural de Alemão, realizado em convênio com o Consulado da Alemanha.

O representante do Clube 29 de Junho, Marcos Carneiro, explica a importância do feito. "Para nós é muito gratificante ver que a ideia de ter uma escola bilíngue Brasil-Alemanha esteja se concretizando. Uma vez que a nossa cidade parece que ultimamente não tem se orgulhado de ter sido construída por imigrantes, por trabalhadores que saíram da miséria para entregar uma cidade que todos nós nos orgulhamos", enfatizou Carneiro.

Marcos, que também é Coordenador Sudeste do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, visitou recentemente a escola Osvaldo de Andrade, no bairro Anchieta no Rio de Janeiro, onde esse projeto foi implementado. "As crianças, sem nenhuma ligação com a colonização, desenvolvem muito bem o estudo do idioma e aos poucos vão aprendendo sobre a cultura germânica", completou.

O presidente da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis, Victor Albuquerque, afirma estar ansioso com as oportunidades que se apresentam. "Acreditamos que essa escola bilíngue despertará um crescente interesse em muitos de nossos alunos pela rica cultura germânica. Enxergamos um cenário onde esses jovens não apenas aprenderão a língua, mas também contribuirão para fortalecer ainda mais nossas associações e os laços culturais que nos unem", disse.

*Estagiário

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.