Por:

Natal Sesc é aberto na Cidade Imperial

Quitandinha, em Petrópolis, é uma das 36 localidades do RJ que receberá atrações do projeto | Foto: Wando Soares

O Centro Cultural Sesc Quitandinha abriu, neste fim de semana, o Natal Sesc RJ 2023 - uma programação alusiva repleta de atrações que percorrerá 36 localidades do estado do Rio de Janeiro em novembro e dezembro. O projeto começou nesta sexta-feira (11), com o premiado espetáculo "Panchito Gonzalez", e teve seu ponto alto no sábado (11), com o acendimento da Árvore de Natal e apresentação do Ballé do Theatro Municipal. No domingo (12), as atrações foram a contação e histórias "Velhota Cambalhota" e o espetáculo infantojuvenil "Lupita".

Vencedor de mais de 20 prêmios, "Panchito Gonzalez" abordou as mazelas de um Brasil dominado pelas desigualdades frente ao mundo contemporâneo, evidenciando a luta dos negros e periféricos pelos espaços e os malefícios causados pelo racismo estrutural na sociedade. A peça é estrelada por Junior Melo, Letícia Ambrósio, Levi Duarte e Victor Couto, sob direção de Wellington Fagner.

A cerimônia oficial aconteceu no sábado, com o acendimento da tradicional árvore natalina de 23 metros de altura erguida no entorno do lago, em frente ao Centro Cultural. O Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresentou uma composição de seis coreografias que transitam pelos mais populares ritmos brasileiros, como o samba, a bossa-nova, o forró e o chorinho.

No domingo, um dos destaques foi a "Velhota Cambalhota", contação de histórias inspirada na personagem criada pela escritora Silvia Orthof, que apresenta contos populares para crianças. O espetáculo infantojuvenil "Lupita" contou a história de uma menina de 10 anos que precisa lidar com a morte do avô.

Outros destaques do Natal Sesc

As quatro atrações deste fim de semana abrem a extensa programação que o Sesc RJ preparou para Petrópolis neste Natal. Entre os destaques estão os shows do cantor e compositor Igor Oggy (17/11), da Banda Samuca e a Selva (18/11) e do músico El Pavuna (25/11); apresentação literária "Qual mentira vou acreditar" (18/11); a abertura da exposição "Da Kutanda ao Quitandinha", alusiva aos 80 anos do Quitandinha (data a definir); abertura do projeto Sesc Argumenta com exibição audiovisual integrada a um espetáculo de música ao vivo (26/11); mostra de cinema (5 a 10/12), a etapa final do Circuito Sesc de Dança de Salão (16/12); além do tradicional videomapping na fachada do palácio (15 a 17/12), entre outros.

Assim como Petrópolis, os demais municípios também recebem uma intensa programação artística, incluindo concertos de orquestras e solistas, apresentação de corais, cenografia natalina e atividades artísticas diversas, o que provocará intensa movimentação econômica, prevê o presidente do Sesc e do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

"O Natal Sesc está consolidado no calendário de eventos do Rio de Janeiro porque leva a todas as regiões do estado uma programação artística e de lazer associada a valores como união, solidariedade e esperança, algo muito apreciado pelo público nesse período do ano. Ao mesmo tempo em que encanta os moradores das cidades, o evento atrai turistas e movimenta o comércio, os serviços e toda a cadeia produtiva, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o nosso estado", diz o dirigente.

A programação completa, que conta com o apoio dos sindicatos varejistas e prefeituras municipais, será divulgada em breve nos canais oficiais do Sesc RJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.